Vereadores propõem programa para evitar acidentes de trânsito
Com o objetivo de humanizar o trânsito em São José dos Pinhais, priorizando o pedestre, a fim de evitar acidentes, os vereadores professor Assis Manoel Pereira, professores Walder Mulbak e Bira do Banco, apresentaram projeto de Lei, propondo o programa “Faixa da Vida”, a ser implantado no município.
Amparado na constituição federal, o programa reúne, segundo seus autores, ações conjuntas de engenharia, educação e fiscalização do trânsito. “O que pretendemos é uma mudança de comportamento, tanto de pedestre, como do motorista e para isto é necessário uma campanha, através de panfletos e outros meios de avisos chamativos, explicando sobre a importância do respeito à faixa do pedestre”, acrescentaram.
Eles também explicam que, nas áreas de maior risco e escolas, as faixas de pedestres devem chamar mais atenção, por esta razão sugerem que as mesmas sejam pintadas de vermelho. Outra sugestão é a criação do personagem “HOMEM-FAIXA”, o qual deve atuar nas ruas, alertando as pessoas sobre a necessidade de se respeitar a travessia do pedestre. O personagem será representando por uma pessoa vestida com roupa especialmente confeccionada, lembrando faixas para pedestres.
O projeto de Lei prevê também a realização de trabalhos de mobilização junto aos professores da rede pública municipal de ensino, por meio de seminários e encontros, com a finalidade de conscientizar pais e alunos sobre a importância da humanização do trânsito.
A proposta encontra-se em estudo, junto as Comissões Permanentes da Câmara Municipal. Após parecer dessas Comissões será encaminhada para votação em plenário.
Jornalista Nara Moreira – 23/09/2009