Vereadores Professor Assis e Carlos Machado apresentam Projeto para utilização de papel reciclado em órgãos públicos

A cada dia, mais pessoas se dão conta que não é possível manter o equilíbrio entre o homem e seu meio-ambiente se atitudes de preservação a natureza não forem tomadas. Atualmente, a maioria dos órgãos públicos utiliza grande quantidade de papel que, se não usados de maneira consciente, podem contribuir com o desmatamento das florestas nativas.

Pensando nisso, os vereadores Professor Assis Manoel Pereira e Carlos Machado, apresentaram, no último dia 22 de setembro, o Projeto de Lei nº108 que dispõe sobre a utilização de materiais de expediente, tais como envelopes, formulários, recibos e demais impressos, confeccionados em papel reciclado, pelos Poderes Executivo e Legislativo de São José dos Pinhais.

O Projeto, que foi encaminhado às comissões competentes para estudo, se aprovado, introduzirá a utilização de papel reciclado nos órgãos públicos de forma gradativa e permanente. A previsão é que todo material utilizado nos Poderes Executivos e Legislativo seja impresso em papel reciclado a partir de dezembro de 2011.

A compra de papel reciclado seguirá os princípios e condições estabelecidos na legislação vigente que trata das licitações públicas. As empresas que concorrerão ao contrato de compras do material deverão estar devidamente credenciadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema).

Renata Teixeira Gomes

Assessoria de Imprensa 16/10/09