Vereadores preocupados com meio ambiente e doenças profissionais

Durante sessão legislativa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, realizada no último dia 05, dois temas de suma importância social foram amplamente discutidos pelos vereadores: Meio Ambiente e Doenças Profissionais.

O vereador Marcos da Vidofer fez uso da tribuna e, ao abordar sobre o Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorado nesse dia, falou dos problemas enfrentados por aqueles que atuam na área da reciclagem, desde os catadores de papeis até a classe empresarial. 
 
“Precisamos valorizar mais o segmento da reciclagem, cujo papel social e econômico representa muito para toda a sociedade, principalmente no que diz respeito à contribuição para a preservação do meio ambiente”, falou Marcos que, na ocasião, também leu a Carta de Curitiba da Associação Brasileira dos Recicladores – RECBRAS, resultado da audiência pública realizada no plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, que reuniu associados e convidados do setor de reciclagem do Brasil. A audiência tratou do “valor social, econômico e da segurança para o segmento da reciclagem”. 
 
Os vereadores prof. Assis Manoel Pereira e José Vieira também falaram das suas preocupações com o tema Meio Ambiente. Assunto que, segundo eles, é muito comentado por todos, mas que poucos realmente levam a sério ou assumem atitudes de mudanças de comportamento visando a sua preservação. “Se continuarmos a desperdiçar a água, não economizarmos energia e destruirmos a natureza, não haverá futuro para as novas gerações. Acho importante termos uma disciplina sobre Meio Ambiente nas escolas de ensino médio e fundamental, para conscientizarmos os jovens da importância de uma nova visão a respeito da preservação e cuidados com o meio ambiente”, declarou o professor Assis. Ele, juntamente com o vereador José Vieira, também falaram sobre a relevância dos trabalhos desenvolvidos pelos catadores de papéis e recicladores nesse contexto, merecendo de toda a sociedade respeito e admiração. Ainda, conforme Assis, os poderes públicos deveriam criar políticas de proteção e valorização dos catadores de papeis, verdadeiros agente de proteção ao meio ambiente.

DOENÇAS PROFISSIONAIS
O requerimento apresentado pelo vereador prof. Assis Manoel Pereira, endereçado ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – Gerenciamento de Benefícios por Incapacidade -, através do qual solicita informações a respeito do número de trabalhadores afastados do trabalho por motivo de doenças profissionais (LER/DORT/DEPRESSÃO) de São José dos Pinhais e, inclusive com o nome da empresa empregadora, também gerou inúmeras discussões. “É alarmante o número de jovens que estão se tornando incapacitados no município” justificou o proponente do requerimento. Afirmativa essa que levou os vereadores Marcos da Vidofer, Ailton Fenemê, Walder Mulbak e Donizete Fraga a se pronunciarem a respeito do assunto, acrescentando que essa questão vem gerando uma enorme preocupação junto a todos os vereadores são-joseenses, que querem encontrar soluções para amenizar o problema.  

Jornalista Nara Moreira – 11/06/07

Leia também