Vereadores pedem informações sobre sumiço de retroescavadeira do município de SJP

Os vereadores aprovaram por unanimidade na 19ª Sessão Ordinária, nesta terça-feira (23), um requerimento que pede informações à Prefeitura sobre o sumiço de uma retroescavadeira da Secretaria Municipal da Agricultura. O requerimento n° 078/2024 – protocolado pelos vereadores José Possebon (Podemos), Sinésio Januário (Podemos), Delegado Michel (Podemos), Allax Siqueira (MDB), Sílvio Santo (Podemos), Samuel Pinheiro (Podemos), Professor Abelino (Podemos), José Vieira (MDB) e Wilson Cabelo (PT) – recebeu a aprovação de todos os parlamentares da Casa.

O vereador Wilson Cabelo defendeu o requerimento como forma de se buscar descobrir a verdade dos fatos. “Não há um cidadão de São José dos Pinhais que não queira saber o que aconteceu com a retroescavadeira”, garantiu o vereador. Já o Professor Abelino se referiu a informações de que o veículo, da Secretaria de Agricultura, estaria sendo usado pela Secretaria de Obras. “Temos que saber também se o equipamento estava no lugar certo”, disse Abelino. José Possebon, por sua vez, usou a palavra para lembrar a dificuldade de se roubar uma retroescavadeira. “Certamente foi um roubo que demandou tempo, planejamento e uma série de situações questionáveis, entre as quais se esse veículo não possuía rastreamento”, pontuou o vereador.

O requerimento faz 13 questionamentos ao Executivo Municipal, entre os quais se destacam as perguntas sobre o rastreamento da retroescavadeira e do restante da frota; medidas preventivas e as tomadas para a recuperação do material roubado. Além disso, os vereadores solicitaram o número do boletim de ocorrência referente ao furto.

Créditos adicionais

Os vereadores aprovaram unanimemente, em 2º turno, os créditos adicionais já aprovados em 1º turno na sessão anterior. São R$ 63.854.985,99 para Viação e Obras Públicas; R$ 26.498.851,39 para Educação; R$ 3.959.815,53 para Assistência Social; R$ 5.921.386,01 para a Saúde; R$ 70.000,00 para Administração e Recursos Humanos; R$ 216.922,02 para Segurança; R$ 15.210.615,82 para Meio Ambiente; e R$ 5.017311,76 para Transportes e Trânsito.

Além disso, novos créditos adicionais foram aprovados em 1º turno, todos por unanimidade. São mais R$ 163.672.537,32 para a Saúde, R$ 25.000,00 para Assistência Social e R$ 7.700.000,00 para Finanças.

Autismo

No uso da tribuna, o vereador Sílvio Santo cedeu parte de seu tempo para que Ellen Monique, mãe de um menino autista de cinco anos, falasse sobre as dificuldades enfrentadas pelos familiares de autistas com um plano de saúde privado que atende na cidade. Ellen relatou que o plano tem reduzido gradualmente as horas de terapia, além de exigir a conferência biométrica na chegada e na saída, o que representa uma dificuldade a mais para os autistas. “Nós só queremos que os nossos filhos se desenvolvam”, garantiu.

O vereador disse que irá encaminhar uma moção de apelo para ser votada na Casa para que a empresa retorne à dignidade no atendimento às famílias com autistas.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para quinta-feira (25), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.