Vereadores participam de inauguração da Unidade Paraná Seguro no Guatupê

Primeira UPS de São José dos Pinhais estende-se também à Borda do Campo

Os vereadores participaram, na manhã desta terça-feira (11), da inauguração da primeira Unidade Paraná Seguro em São José dos Pinhais. A UPS foi instalada no bairro Guatupê e também atenderá a região da Borda do Campo.

As UPSs são projetos, do governo estadual, de segurança comunitária, que praticam conceitos de polícia cidadã e preventiva, através de aproximação com a população da região em que estão instaladas. Em São José dos Pinhais, foi escolhido o bairro Guatupê porque, segundo a secretaria estadual de segurança, 23% dos crimes violentos ocorridos no município são registrados nessa localidade. Cerca de 30 mil habitantes serão atendidos com segurança efetiva e, futuramente, com projetos de promoção da cidadania.

O delegado geral da polícia civil no Paraná, Marcus Vinícius Michelotto, afirmou que a presença da polícia no Guatupê, de agora em diante, será permanente. “Serão 30 policiais em operações e rondas constantes. Dessa forma, em conjunto com ações sociais de emprego, esporte, lazer, entre outras, a população poderá viver e trabalhar com mais tranquilidade e paz”, disse.

O secretário estadual de segurança, Cid Vasques, apresentou dados relativos à violência no Paraná nos últimos cincos meses em relação ao mesmo período de 2010. De acordo com ele, os indicadores são positivos, pois os índices baixaram significativamente. “Esse é o reflexo de um trabalho sério e comprometido do governo. Temos o compromisso de, em parceria com o município, oferecer o máximo de segurança à população”, acrescentou o secretário que, na ocasião, representou o governador Beto Richa.

O prefeito Setim e o vice-prefeito Toninho da Farmácia também fizeram uso da palavra para agradecer a instalação da UPS pelo governo do estado e destacar o bom trabalho realizado pelas polícias civil e militar do Paraná. “A população de São José dos Pinhais tem crescido cada dia mais e a região do Guatupê é uma das que mais necessita de uma UPS, pois essa é uma reivindicação antiga da comunidade. Esperamos que, em breve, o projeto seja estendido a outras regiões do município que também precisam”, disse Setim.

Além dos já citados, compareceram a inauguração, o presidente da Câmara, Sylvio Monteiro; os vereadores Luiz Monteiro, Tadeu Camargo, Alberto Setnarsky, Mari Temperasso, Ailton Fenemê, professor Assis, Nina Singer, Lucia Stoco, professor Abelino e Luiz Paulo; os deputados estaduais Francisco Buhrer e Mauro Moraes; o coordenador geral da Comec, Rui Hara; o delegado de polícia civil do município, Gil Rocha Tesserolli; comandantes da polícia civil, militar, guarda municipal e corpo de bombeiros; secretários municipais e líderes comunitários.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 11/06/2013