Vereadores participam de curso de educação fiscal

Evento capacitou agentes fiscais do município

A Câmara Municipal sediou, na noite da última sexta-feira (06), curso promovido pela prefeitura, Secretaria de Educação do Paraná e Esaf (Escola de Administração Fazendária) com o tema educação fiscal. Além de agentes fiscais e demais servidores do executivo, alguns vereadores também assistiram à palestra.

Com a intenção de capacitar todos os agentes fiscais de São José dos Pinhais e demais servidores interessados no assunto, a palestrante Eliana de Fátima Vieira, coordenadora estadual do curso de Disseminadores de Educação Fiscal do Paraná, explanou sobre o tema, destacando a importância da educação fiscal. “Os municípios devem, de forma eficaz e moderna, fiscalizar e cobrar impostos devidos aos cofres públicos a fim de garantir que os recursos cheguem até as comunidades e garantam bons serviços a todos”, afirmou.

Compareceram ao evento o prefeito em exercício, Toninho da Farmácia; o secretário de finanças, Pedro Setenareski; o juiz da vara de fazenda pública, Erick Hubs; o representante da Esaf, Mário Mendes de Barros; o representante da secretaria estadual de educação, Maurício Ferraz da Costa; o presidente da Associação de Agentes Fiscais, Walfrido Pasqualini; os vereadores Tadeu Camargo, Mari Temperasso, professor Marcelo Guilherme, Onildo e Luiz Monteiro e os representantes dos vereadores professor Assis, professor Abelino, Wilson Cabelo e Nina Singer.

O vereador Tadeu Camargo, que também é contador, parabenizou a iniciativa do executivo e Esaf. “Este aprimoramento é um exemplo de valorização do profissional. Além disso, a área tributária deve estar sempre em sintonia com a globalização para maior agilidade e eficiência”, disse o vereador, que falou em nome do legislativo.

O prefeito em exercício, Toninho da Farmácia, agradeceu o trabalho realizado pelos agentes fiscais. “O número de profissionais no município é limitado e a cidade cresce cada dia mais. Muitas vezes os agentes fiscais são incompreendidos pelos contribuintes, o que gera vários conflitos. Por isso, eles têm nosso reconhecimento e respeito pelo trabalho realizado”, disse.

Vereadores professor Marcelo e Mari Temperasso.
Onildo e Luiz Monteiro.

Renata Teixeira Gomes