Vereadores parabenizam mulheres por seu dia

Os vereadores são-joseenses fizeram uso da palavra na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (08) para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado na mesma data. Na ocasião a vereadora Lúcia Stoco (foto) fez uso da tribuna e o 2º secretário, vereador Bira do Banco (foto), relatou a origem da data.

“Esta data, significativa e especial para todas as mulheres, a qual festejamos conquistas já alcançadas, possibilitando dias de mais igualdade e respeito a condição feminina. Porém, ainda temos muito que avançar no que diz respeito aos direitos das mulheres”, disse a vereadora.

O vereador Bira do Banco discursou sobre a origem e importância do Dia Internacional da Mulher. No dia 8 de março de 1857 na cidade norte-americana de Nova Iorque, um grupo de mulheres entrou em greve em uma fábrica de tecidos e foram reprimidas num ato desumano, em que seus patrões as trancaram na fábrica e atearam fogo, matando 130 trabalhadoras. Apenas 50 anos depois, em uma conferência na Dinamarca, é que a data foi instituída, sendo reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, um século após o acontecido.

“O principal objetivo do Dia Internacional da Mulher é debater os direitos femininos que, infelizmente, até hoje não se igualaram aos dos homens”, disse o vereador que ainda lamentou a pouca participação das mulheres na política. “Uma grande conquista das mulheres brasileiras ocorreu em 1932 quando essas obtiveram o direito de votar e serem votadas. No entanto, a participação nesta Casa, por exemplo, ainda é de apenas 15% do colegiado. Espero que na próxima legislatura tenhamos mais colegas femininas”, finalizou Bira.

Também fizeram uso da palavra para homenagear as mulheres os vereadores Walder Mulbak, Onildo, Mari Temperasso, Carlos de Castro, Toninho da Anderson, Gastão Vosgerau, professor Imar Augusto e o presidente do Legislativo, professor Assis, que leu mensagem às mulheres da parte do prefeito Ivan Rodrigues.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 09/03/2012