Vereadores defendem leitos adaptados para pacientes autistas e com doenças raras

Os vereadores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais defendem a obrigatoriedade de leitos adaptados para pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndromes Raras e Doenças Raras. O Projeto de Lei nº 911 de 2023, de autoria do vereador Silvio Santo (Rep), recebeu votação em 1º turno na sessão dessa terça-feira (5), com aprovação unânime.

De acordo com o projeto, o intuito é obrigar a criação de leitos adaptados em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para melhor acomodação e acolhimentos desses pacientes. “A instalação de leitos adaptados, que incluem características como iluminação ajustável, decoração suave e equipes treinadas, visa minimizar o desconforto sensorial, reduzir a ansiedade e proporcionar um atendimento mais digno e humano”, justifica o vereador.

Reconhecimento

Durante a sessão, o vereador Juliano Martins (PODE) usou a tribuna para entregar as homenagens dos Votos de Louvor e Reconhecimento à psicóloga Denise Gomes e à psicopedagoga Suellen Salles Alves. Ambas são autoras de duas obras adquiridas pela Secretaria de Educação, e que estão presentes na rede municipal de São José dos Pinhais. Os livros “Superando a Discalculia” e o jogo “ETDA” trabalham a dificuldade de aprendizado ligado às questões emocionais.

Logo depois, o vereador Wilson Cabelo (PP) também usou a tribuna para homenagear os policiais militares: o cabo Kondageski e o soldado Lovato, que atuaram como grandes heróis salvando a vida de um bebê de 2 meses por meio da manobra Heimlich. Os dois receberam Votos de Louvor e Reconhecimento.

Cidadão Honorário

O deputado federal Diego Garcia esteve presente na Câmara Municipal para receber o título de Cidadão Honorário por meio do vereador Silvio Santo. Na tribuna, o vereador falou sobre a contribuição do deputado para a melhoria de São Jose dos Pinhais, por meio de recursos via emenda parlamentar para pavimentação asfáltica, equipamentos de saúde, ao Centro de Assistência Social na Vila Iná e também para aquisição de ambulâncias.

Silvio Santo ainda destacou o Projeto de Lei do deputado federal que pretende alterar o nome do aeroporto para Aeroporto de São José dos Pinhais – Presidente Afonso Pena, fortalecendo identidade da cidade metropolitana.

Para ter acesso a toda Ordem do Dia, com indicações e requerimentos aprovados durante, acesse o SAPL aqui.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para quinta-feira (07), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.