Vereadores eleitos de SJP tomam posse na Câmara Municipal

 

Presidente da Casa, vereador professor Assis, é reeleito pela terceira vez consecutiva
            Os 14 vereadores eleitos em São José dos Pinhais tomaram posse, na tarde desta quinta-feira (1º), em solenidade na Câmara Municipal, dando início a legislatura 2009-2012, uma das mais heterogêneas, em representatividade dos segmentos populares, dos últimos anos.
  A posse dos eleitos foi presidida pelo vereador mais votado, José Vieira (PTB – com 3419 votos), e secretariada pela vereadora Lucia Stoco (DEM – segunda mais votada com 3331 votos). Também prestigiaram o evento autoridades, familiares e convidados dos novos membros do Legislativo, entre outros.  

Os vereadores eleitos testemunharam seu compromisso com a democracia, prometendo cumprir a "Constituição Federal, Estadual e a Lei Orgânica, além de observar as Leis, desempenhar o mandato e trabalhar pelo progresso de São José dos Pinhais e pelo bem estar da sua população". 

O vereador Walder Mulbak, orador oficial, destacou a importância do último pleito. "O atual momento da política exige dos representantes do povo novos desafios e responsabilidades, aumentando o trabalho da Câmara Municipal, como um verdadeiro poder popular, e que representa todos os anseios dos mais diversos segmentos da sociedade. 
 
 Walder afirmou ainda que, "a união, o discernimento, a firmeza de atitudes, a competência individual, a probidade e o espírito democrático de coletividade e respeito ao próximo, estarão a cada dia em constante julgamento, pelos nossos eleitores que nos trouxeram até aqui onde estamos".
  Nova mesa
  Após a instalação da Legislatura 2009-2012 foi realizada a eleição para a escolha da Mesa Executiva que irá dirigir os trabalhos legislativos nos dois primeiros anos. A eleição da presidência da Câmara de Vereadores foi disputada entre os vereadores Assis Manoel Pereira (PSDB) e José Vieira (PTB). A diferença foi de apenas dois votos. José Vieira obteve seis votos e o professor Assis foi eleito com um total de oito votos.

Após a anúncio do resultado para o cargo de presidente foram realizadas as eleições dos demais cargos da mesa executiva, a qual ficou assim constituída: Assis Manoel Pereira – presidente; Sylvio Monteiro – vice-presidente; professor Imar Augusto – 1º secretário;  Toninho da Farmácia Anderson – 2º secretário e Ailton Fenemê – corregedor.

"A principal função da Câmara, dentre todas,  implica em assegurar a sobrevivência das liberdades essenciais e defender o bem comum da coletividade", ressaltou o vereador Assis Manoel Pereira, em seu discurso de posse. Assis destacou ainda que "este é um momento marcante em nossa vida, o início de novas experiências, novos avanços em nossa cidade e, incontestavelmente, o fortalecimento cada vez maior da democracia".

O presidente reeleito, afirmou também, que novamente a frente da presidência da Casa de Leis, não medirá esforços para que o órgão seja sempre a verdadeira "Casa do Povo", onde a justiça prevaleça e a vontade da maioria se transforme no rumo do progresso desta cidade. Encerrando, prof. Assis agradeceu a confiança depositada em sua pessoa pelos nobres pares e disse que irá retribuir com muito trabalho e honestidade, tendo como princípio e diretrizes na sua conduta a lição que Rui Barbosa ensinou: "O homem público é o homem da confiança dos seus concidadãos, de quem eles esperam a ciência e o conselho, a honestidade e a lisura, o desinteresse e a lealdade; é o vigia da lei, o amigo da justiça, o sacerdote do civismo".

Jornalista: Franciele Ulson
 

 
 
 

Leia também