Vereadores denunciam desova de lixo em locais proibidos

Secretaria do Meio Ambiente pede colaboração da comunidade

Os vereadores de São José dos Pinhais têm denunciado, durante as sessões ordinárias da Câmara Municipal, a desova de lixo em terrenos baldios do município. Durante a sessão desta quinta-feira (03), um grupo apresentou indicação para que as Secretarias de Meio Ambiente e Segurança providenciem o monitoramento de vários locais da cidade que estão sendo usados como depósitos de lixo.

Fizeram a indicação os vereadores do PSD, professor Walder Mulbak, Carlos de Castro, Lúcia Stoco, Toninho da Anderson e José Vieira. “Queremos que os responsáveis sejam punidos e para isso precisamos de fotos das placas dos carros e das pessoas que jogam lixo em locais proibidos”, explicou Mulbak. Para ele, não há necessidade de se jogar o lixo em terrenos baldios, já que existe coleta periódica na cidade. “Pode-se também ligar para prefeitura, pedindo o recolhimento de entulhos e, até mesmo, de animais mortos. Por isso não existe necessidade de se jogar lixo na porta da casa dos outros”, finalizou.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente os terrenos são limpos mensalmente. “Não conseguimos acabar com a sujeira nunca. Assim que limpamos já jogam lixo de novo”, conta a secretária Edilaine Vieira. “Precisamos que a própria comunidade denuncie os responsáveis, anotando a placa dos carros e repassando-as à prefeitura, pois, não há como punir os responsáveis se não soubermos quem são”, esclarece Edilaine. A secretária pede, ainda, a colaboração da população para que não deposite seu lixo em locais inadequados.

A Lei nº 9605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais prevê pena de reclusão de um a quatro anos e multa ou detenção de seis meses a um ano e multa para pessoas que joguem lixo em locais proibidos. O número de denúncias da Secretaria Municipal do Meio Ambiente é o 3382-4019 e 3383-3065.

Terreno do governo federal localizado no Jardim Urano é usado como depósito de lixo e entulhos

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 03/11/2011