Vereadores denunciam desova de lixo em locais proibidos

Secretaria do Meio Ambiente pede colaboração da comunidade

 width=

 

            Os vereadores de São José dos Pinhais têm denunciado, durante as sessões ordinárias da Câmara Municipal, a desova de lixo em terrenos baldios do município. Durante a sessão desta quinta-feira (03), um grupo apresentou indicação para que as Secretarias de Meio Ambiente e Segurança providenciem o monitoramento de vários locais da cidade que estão sendo usados como depósitos de lixo.

            Fizeram a indicação os vereadores do PSD, professor Walder Mulbak, Carlos de Castro, Lúcia Stoco, Toninho da Anderson e José Vieira. “Queremos que os responsáveis sejam punidos e para isso precisamos de fotos das placas dos carros e das pessoas que jogam lixo em locais proibidos”, explicou Mulbak. Para ele, não há necessidade de se jogar o lixo em terrenos baldios, já que existe coleta periódica na cidade. “Pode-se também ligar para prefeitura, pedindo o recolhimento de entulhos e, até mesmo, de animais mortos. Por isso não existe necessidade de se jogar lixo na porta da casa dos outros”, finalizou.

            Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente os terrenos são limpos mensalmente. “Não conseguimos acabar com a sujeira nunca. Assim que limpamos já jogam lixo de novo”, conta a secretária Edilaine Vieira. “Precisamos que a própria comunidade denuncie os responsáveis, anotando a placa dos carros e repassando-as à prefeitura, pois, não há como punir os responsáveis se não soubermos quem são”, esclarece Edilaine. A secretária pede, ainda, a colaboração da população para que não deposite seu lixo em locais inadequados.

            A Lei nº 9605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais prevê pena de reclusão de um a quatro anos e multa ou detenção de seis meses a um ano e multa para pessoas que joguem lixo em locais proibidos. O número de denúncias da Secretaria Municipal do Meio Ambiente é o 3382-4019 e 3383-3065.

 

 width=
Terreno do governo federal localizado no Jardim Urano é usado como depósito de lixo e entulhos

 

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 03/11/2011

Leia também