Vereadores debatem Projeto de Lei de criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de São José dos Pinhais

Os vereadores se reuniram, na manhã desta quinta-feira (20), com o presidente da Aciap – Associação Empresarial de São José dos Pinhais, Claudemir Gibrim, para debater o Projeto de Lei de criação do Conselho de Desenvolvimento de São José dos Pinhais – SJProspera. Na mesma ocasião, também foi discutido o Projeto de Lei que institui o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação – FMDI.

Gibrim explicou aos presentes que o objetivo do Projeto é formalizar a criação do Conselho. “Já estamos há quase dois anos trabalhando na sua constituição. Juntamos os poderes públicos com a sociedade civil para instituir um Conselho equilibrado, como o modelo de Maringá”, disse. Ainda, segundo ele, está sendo elaborado um planejamento estratégico para 2040, anos em que São José dos Pinhais completa 350 anos.

De acordo com o Projeto, a principal finalidade do SJPropera é “a permanente construção e aperfeiçoamento da articulação institucional, cuja atuação de dará em caráter deliberativo e consultivo, para elaborar e monitorar o planejamento estratégico, formular e fazer executar políticas, programas e projetos voltados ao desenvolvimento econômico sustentável do município”. Para isso, será constituída uma plenária composta de 24 membros representantes de diversas áreas, um comitê gestor e um estratégico, além de câmaras técnicas.

Já o Projeto que institui o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação – FMDI, tem como principal objetivo captar e destinar recursos para a promoção do desenvolvimento econômico e sustentável de São José dos Pinhais. Esse Fundo propiciará apoio financeiro ao Conselho de Desenvolvimento Econômico.

Após a apresentação detalhada das propostas, os vereadores tiraram dúvidas e emitiram suas opiniões a respeito. Na sequência, os Projetos seguem para análise das comissões pertinentes e posterior discussão e votação em plenário.

Assessoria de imprensa 21.09.2018