Vereadores criticam ação da polícia contra professores no Centro Cívico

Mais de 200 pessoas ficaram feridas no confronto dessa quarta-feira (29)

Repudiando a ação da polícia militar contra professores que protestavam no Centro Cívico da capital nessa quarta-feira (29), os vereadores fizeram uso da palavra na sessão ordinária desta quinta-feira (30) para comentar o assunto. Os manifestantes são contrários ao projeto de lei que modifica as aposentadorias dos servidores públicos do estado.

Os vereadores, que também são professores, Abelino, Marcelo e Lucia Stoco, mostraram-se indignados com a violência com que seus colegas foram tratados em frente à Assembleia Legislativa.  “Como profissional da área conheço muito bem as dificuldades do dia a dia de uma escola e o descaso do governo. Estou abismada com a falta de respeito e chocada com as imagens vistas nesse dia 29 de abril de 2015, que ficará marcado como uma mancha na história do Paraná”, disse Lucia.

O vereador Professor Abelino inclusive participou da manifestação e mostrou, em tribuna, diversas bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha recolhidas por ele no local. “A educação e a democracia estão em luto, pois, o governador se apropriou dos recursos das aposentadorias dos servidores para pagar as contas do estado, as quais ele não conseguiu gerir corretamente. Estive no protesto durante os três dias e o que vi foi vergonhoso, fomos acuados pelos policiais a todo o momento”, afirmou o vereador que, ainda, leu a nota emitida pela Ordem dos Advogados do Brasil, repudiando o ataque. Abelino finalizou seu discurso citando o nome dos deputados que votaram contra o projeto.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Professor Marcelo, Onildo, Bira do Banco, Alberto Setnarsky, Nina Singer, Tadeu Camargo, Luiz Paulo e Wilson Cabelo. “O que aconteceu foi um massacre, os professores estavam apenas defendendo seu direito à aposentadoria. Não é o servidor que deve pagar pela má gestão do governo estadual”, disse Marcelo. O vereador também parabenizou os deputados que votaram contra o projeto da Paranáprevidência.

Professor Abelino mostrou bombas e balas de borracha recolhidas por ele.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 30.04.2015