Vereadores aprovam Rota Turística do Tiro Esportivo em SJP

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou a criação da Rota Turística do Tiro Esportivo no município. O Projeto de Lei nº 639/2022, dos vereadores Delegado Michel (PSD) e Renan Machado (PL), foi discutido e aprovado em 2º turno nesta quinta-feira (4), durante a 24ª Sessão Ordinária.

De acordo com o PL, objetivo é a promoção e a divulgação de eventos de tiro esportivo e dos Clubes e Escolas de Tiro Esportivo no município, incentivando a modalidade esportiva e suas derivações. A ideia é fortalecer e ampliar o desenvolvimento de atividades nos Clubes e Escolas de Tiro Esportivo, como fonte de geração de emprego, renda e inclusão social.

Após sancionado, o projeto cria a Rota Turística do Tiro Esportivo para ampliar a divulgação dos pontos turísticos do município, com vistas a potencializar o desenvolvimento socioeconômico regional.

Na justificativa, os vereadores afirmam que o projeto é inspirado em situação assemelhada ao que ocorre no estado norte-americano do Texas, que recebe diversos turistas em busca de eventos ligados ao tiro esportivo. “Eventos estes que se tornaram uma lucrativa fonte de valores aos locais envolvidos, adaptando a iniciativa à realidade Jurídica do nosso País”.

“Importante registrar que, a cidade de Jaraguá do Sul, Estado de Santa Catarina, realiza todo ano a maior festa de atiradores fora da Alemanha, a Schützenfest. A festa tem como atrativos as competições de atiradores, desfiles, cerimônias típicas de escolha de rei e rainha e abertura do barril de chope, que envolvem todas as sociedades de tiro do Brasil”, diz o documento dos vereadores, aprovado pela maioria da Casa.

24ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (4). Foto: CMSJP

Projetos

Em 2º turno, o Projeto de Lei nº 705/2023, do vereador Delegado Michel, que pede a divulgação de dados referentes às multas de trânsito da cidade recebeu aprovação da maioria dos vereadores. O documento pede informações sobre valores arrecadados por meio dos equipamentos de radares, lombadas eletrônicas e avanço de sinal vermelho instalados no município.

Também em 2º turno, foi aprovado pela maioria o Projeto de Lei nº 710/2023, do vereador Samuel Pinheiro (Republicanos), que institui o Dia Municipal de Conscientização do Uso Saudável e Seguro da Internet no âmbito do município de São José dos Pinhais.

1º turno

Em 1º turno na Ordem do Dia, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 703/2023, dos vereadores Samuel Pinheiro e Gilberto Mello (Cidadania), que institui a Semana Municipal da Adoção e de Incentivo à Adoção Tardia.

Também por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei nº 708/2023, do vereador Silvio Santo (Republicanos), que dispõe sobre a política de atenção integral à saúde das pessoas com deficiência, síndromes raras e doenças raras no munícipio de São José dos Pinhais.

Usaram a tribuna na Sessão de hoje (4): os vereadores Silvio Santo (Republicanos), Gilberto Mello (Cidadania), Allax Siqueira (PTB) e Prof. Abelino (Cidadania).

A próxima sessão está marcada para terça-feira (9), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.