Vereadores aprovam Política Municipal de Fomento à Economia Solidária

Também foram aprovados a criação do Conselho Municipal e o Fundo Municipal de Economia Solidária

Os vereadores são-joseenses já aprovaram, em segundo turno, o projeto de Lei encaminhado pelo poder Executivo que institui a Politica Municipal de Fomento à Economia Solidária. A Economia Solidária é uma forma alternativa de desenvolvimento que promove a inclusão das pessoas em uma atividade produtiva respeitando o meio ambiente.

Do projeto de Lei aprovado consta ainda a criação do Conselho Municipal e o Fundo Municipal de Economia Solidária, bem como a instituição do Selo, o qual vai identificar os produtos oriundos dessa atividade econômica. A proposição da implantação dessa política é de suma importância para o município, pois através dela se identifica pessoas com interesses afins para agrupá-las e capacitá-las visando uma atividade produtiva para que possam obter o seu próprio sustento.

Conforme informações da prefeitura municipal, contida na justificava do projeto de Lei, São José dos Pinhais, mesmo sendo o 3º município em arrecadação do estado do Paraná, possui aproximadamente 39 mil pessoas abaixo da linha de pobreza, ou seja, ganham menos que R$ 70 (setenta reais) por mês. Também a informalidade é grande, apenas 31% da nossa população tem emprego formal.

Atualmente existe um movimento, a nível nacional, para que a Economia Solidária seja transformada em lei federal.

Jornalista Nara Moreira – 18/08/2010

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução