Vereadores aprovam moção de apoio a metalúrgicos

Os vereadores aprovaram a moção nº 140/2024, em apoio aos metalúrgicos da Renault e da Horse. O documento foi lido em plenário durante a 28ª Sessão Ordinária desta quinta-feira (23). O foco da moção é o apoio às reivindicações do Sindicato dos Metalúrgicos por melhores condições de trabalho e mais contratações.

A moção ressalta que a principal reivindicação dos trabalhadores é segurança na linha de produção, onde o ritmo intenso e a falta de funcionários colocam em risco a saúde. “Uma evidência desse fato é o índice de engajamento do trabalhador na linha de produção que está em 95%, ou seja, dentro do processo de trabalho, o trabalhador tem apenas 5% de tempo para dar ‘uma respirada’ ou ir ao banheiro. O Sindicato cobra que empresa baixe esse índice para 85% ou menos”, esclarece o documento. Conforme consta na moção, há relatos de trabalhadores que tiveram de esperar até 40 minutos para utilizarem o banheiro. Também faltam trabalhadores para substituir metalúrgicos que folgam ou se ausentam do trabalho, o que sobrecarrega os demais.

O vereador Denilson Grilo (PSD) cedeu parte de seu tempo na tribuna para o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Nelson Silva de Souza, o Nelsão,  que falou a respeito do andamento da greve da categoria. “Queremos ajudar os empresários no crescimento dos negócios, mas também queremos uma contrapartida”, defendeu. Segundo ele, o aumento salarial não é o único motivo de protesto. “Não adianta uma boa remuneração sem saúde, precisamos que se discuta o posto de trabalho humanizado”, discursou.

O vice-presidente explicou que a sobrecarga de trabalho está diretamente ligada à falta de pessoal. “Foram 3 mil demissões nos últimos anos”, garantiu Nelsão, “os trabalhadores têm problemas de LER/Dort e, atualmente, também com a saúde mental”, acrescentou. Na visão do sindicato, seria necessária a contratação de 300 pessoas na Renault atualmente.

Primeiro Turno

Na ordem do dia, foi votado em 1º turno o projeto de lei nº 1044/2024, do vereador Silvio Mecânico (PSD), que declara como evento oficial e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de São José dos Pinhais a Corrida e Caminhada Cuide-se Agora, Cuide-se Sempre. O projeto foi aprovado por unanimidade. Conforme Sílvio trata-se de um grande evento de combate ao câncer que, em sua última edição, teve 900 participantes.

Também por unanimidade, passou em 1º turno o projeto de lei nº 1046/2024, do vereador Juliano Martins (PSD), que inclui no Calendário Oficial do Município de São José dos Pinhais a Festa da Divina Misericórdia.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para terça-feira (28), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.