Vereadores aprovam exigência de comprovação da origem de cobre

Os vereadores aprovaram um projeto de lei que obriga a comprovação da origem dos materiais recicláveis em cobre e também o cadastro dos fornecedores. O Projeto de Lei nº 862 de 2023, de autoria dos vereadores Allax Siqueira (MDB), Delegado Michel (Podemos) e Professor Abelino (Podemos), foi aprovado por unanimidade durante a 16ª sessão ordinária na manhã desta quinta-feira (11). O PL ainda passará pelo 2º turno, na próxima sessão.

Pelo Projeto de Lei, as pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem atividades comerciais com cobre devem manter registros que comprovem a origem dos fios, peças e placas que adquirirem. Além disso, elas devem cadastrar, no ato da compra, os fornecedores dos materiais. Os registros deverão conter a descrição do material comprado, a origem, a quantidade e a data da compra.

O descumprimento levará à advertência na primeira ocasião, multa na segunda, interdição do estabelecimento por 30 dias em nova reincidência e, por fim, a cassação do Alvará de Localização e Funcionamento se o problema persistir.

Durante a discussão do Projeto, presidente Allax falou sobre a importância de sua aprovação, já que o roubo de cabos de cobre tem crescido significativamente. “O cobre vem da Rússia e, sobretudo, da Ucrânia. A guerra fez o preço disparar”, pontuou o presidente. O delegado Michel complementou que o projeto de lei possibilitará uma maior fiscalização, porque o problema não é apenas quem rouba, mas também a receptação. “Se não houver comércio não tem por que haver furto. A polícia faz seu trabalho, mas a fiscalização municipal é necessária”, defendeu. Já o professor Abelino lembrou que, além dos prejuízos financeiros, os ladrões causam outros transtornos à cidade. “São fios desorganizados, enfeando as ruas, e causando até problemas para a saúde pública, porque esses fios causam acidentes”, disse.

2º Turno

Ainda na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram unanimemente nomear  de Centro Comunitário Cultural Nahyr Dal Negro Vaccari a Unidade da Secretaria Municipal de Cultura na Planta Santo Antônio, através da aprovação em 2º turno do Projeto de Lei nº 1002/2024, do Vereador Paulinho Maradona.

Outra votação em 2º turno, a do Projeto de Decreto Legislativo nº 1679/2023, do Poder Executivo, foi aprovada pela maioria dos presentes autorizando Termo de Cooperação Técnica entre o Município de São José dos Pinhais e o Banco Bradesco S.A.

Parlamento Jovem

A Sessão de quinta-feira foi acompanhada de perto pelo presidente da atual legislatura Parlamento Jovem, André Matheus Barros de Lima, e pelo ex-presidente, Davi Cândido dos Santos. Eles puderam acompanhar de perto como trabalha o presidente da Câmara, Allax Siqueira, que destacou a importância de aproximar a população do parlamento.

A atividade faz parte do trabalho de formação do Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola da Cidadania.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para terça-feira (16), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.