Vereador Sylvio Monteiro critica a redução do orçamento de duas secretarias para 2010

O vice-presidente do Legislativo sãojoseense, vereador Sylvio Monteiro, fez uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (01), para defender sua opinião a respeito dos planos orçamentários do próximo ano e quadriênio 2010/2013, que foram apresentados pelo Poder Executivo para aprovação dos vereadores.

Em primeiro lugar, Sylvio Monteiro parabenizou a todos os seus colegas pelo dia do vereador, comemorado ontem. “Chegar até aqui não foi fácil. Nossa missão é servir ao povo. Devemos refletir sobre nossos papéis como vereadores: será que estamos correspondendo às expectativas dos eleitores?”, questionou o vereador.

Ao analisar os projetos de Lei nº 61 e 62, que apresentam, respectivamente, os orçamentos para o exercício do quadriênio 2010/2013 e de 2010, o vice-presidente da Câmara sugeriu que as audiências públicas também sejam planejadas. Segundo ele, não há, nos planos, nenhuma instrução normativa que defina quantas e em que datas as audiências serão realizadas. Além disso, a receita prevista para a administração de investimentos e despesas para o próximo ano, para o vereador, estão aquém das necessidades do município.

Ainda, sobre a previsão orçamentária de 2010, Sylvio Monteiro criticou a redução de cerca de 1,5 milhão de reais para a Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais. “Isso é inaceitável. Precisamos, sim, aumentar o orçamento da segurança pública e fiscalizar seus investimentos. Temos 126 Guardas Municipais, metade deles estão parados em logradouros públicos e vários estão de licença médica”, esclareceu.

Para terminar seu discurso, o vereador explicou sua indignação: “Não é com menos investimentos que vamos comprar mais câmeras, viaturas e valorizar os profissionais da segurança pública. Por isso acredito que devemos fazer um projeto para normatizar as audiências públicas e analisar o orçamento de cada secretaria em separado”. O orçamento planejado para Secretaria de Promoção Social também foi reduzido para o exercício de 2010.

Renata Teixeira Gomes

Assessoria de Imprensa 02/10/09