Vereador professor Walder Mulbak discute sustentabilidade do Pinheiro-do-Paraná

Juntamente com o secretário geral da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF) Marcelo Lubas, o vereador Walder Mulbak (DEM), esteve reunido na tarde de hoje (29) na Câmara Municipal, discutindo as questões que envolvem a árvore símbolo do Paraná.

Espécie em extinção, o Pinheiro-do-Paraná pode ser utilizado das mais variadas maneiras. Apesar de sua importância, são poucas as unidades de conservação da espécie. Desse modo, é essencial a organização do primeiro Arranjo Produtivo Local (APL), que promove a sustentabilidade da Araucária. Preocupado com todas as nuances referentes ao Pinheiro-do-Paraná, Walder Mulbak contribui para que o projeto seja viável.

Segundo o  vereador, é preciso que a população saiba do potencial existente na espécie. “É preciso que os produtores rurais invistam no pinheiro, pois assim, só teremos benefícios. Além de preservar a natureza, criaremos uma alternativa que trará renda para toda a região”, falou Walder Mulbak.

Sendo a primeira APL do Brasil nesse âmbito, com trabalhos realizados em São José dos Pinhais e Tijucas do Sul, o principal objetivo é a conscientização da importância da árvore geradora do pinhão. Cada região do Brasil tem seu ítem principal de extativismo, como cupuaçu e açaí na região Norte, por exemplo. Na região Sul, o APL com pinhão trará inúmeros benefícios para a população local.

A implementação do Arranjo Produtivo Local foi possível quando a ASSOPINHO (Associação dos Pinhoeiros do município de Tijucas do Sul e São José dos Pinhais) passou a cooperar com a FUPEF. Nesse sentido, a cadeia produtiva do pinhão, que conta com o apoio do vereador Walder Mulbak, pode ser realizada. Para o Secretário Geral da FUPEF, o Pinheiro-do-Paraná será melhor utilizado, principalmente para o benefício regional. “Além de poder promover a gastronomia turística com pinhão e a preservação da éspecie, a população local terá mais alternativas de renda”, disse o Engenheiro Florestal Marcelo Lubas.

Na sessão a ser realizada no dia 08/07, na Câmara Municipal, acontecerá o pré-lançameto do projeto com a presença do Secretário Geral da FUPEF, Marcelo Lubas.

Douglas Trevisan
  AI – Câmara Municipal 29/06/2010