Vereador Luiz Paulo e comissão de segurança se reúnem com prefeito para conhecer sistema de monitoramento urbano
O vereador Luiz Paulo, os vereadores da comissão de segurança da Câmara, Fátima de Paula e Alberto Setnarsky e o presidente Professor Assis se reuniram com o prefeito Toninho Fenelon, na manhã da última sexta-feira (30), para conhecer o sistema de monitoramento urbano realizado pela guarda municipal.
Também estiveram presentes, o secretário de segurança, Fabiano da Rosa; o secretário de meio ambiente, Áriston Ghidin; o comandante da 1ª companhia de polícia militar, capitão Alessandro Galeski e o presidente do programa SJProspera, Claudemir Gibrim, o coordenador estadual do Disque Denúncia 181, capitão Edivan Fragoso; além de representantes do Conselho Municipal de Segurança.
Na ocasião, os participantes debateram vários assuntos relacionados à segurança pública. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer o sistema inteligente de videomonitoramento urbano implantado em São José, Santa Catarina, o qual possibilita o reconhecimento facial, contagem de veículos e pessoas e movimentos considerados suspeitos.
Sobre as câmeras de segurança, Fabiano da Rosa informou que, das 97 existentes em São José dos Pinhais, apenas 27 estão em funcionamento. Segundo o prefeito Toninho Fenelon, há dificuldade financeira para manter todas as câmeras em bom estado, já que o município tem perdido receita. Para ele, a utilização da tecnologia na prevenção é essencial e para isso, é necessária a consulta a especialistas, unindo assim, melhor forma de instalação com menor custo.
Após a visita ao sistema de monitoramento, o presidente da Câmara, vereador Professor Assis, destacou a importância da utilização de câmeras de monitoramento em locais públicos. “É imprescindível para coibir atos de violência contra a população e também para que a comunidade sinta-se protegida, além de mais fácil identificação de pessoas que cometem crimes”, disse.
Assessoria de imprensa 12.12.2018