Vereador Fenemê insiste na parceria do Município com a COHAPAR

O vereador Ailton Fenemê voltou a apresentar indicação ao Poder Executivo, através da qual pede estudos, junto à Secretaria competente, para que seja implantado em São José dos Pinhais o Programa Casa da Família/PSH (programa de subsídio à habitação de interesse social), em parceria com o Governo do Estado/Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). Este programa visa a construção de casas populares destinadas a famílias com renda até um salário mínimo, não proprietárias de imóvel e as prestações não excedem a 20% da renda familiar.

Segundo o vereador, o programa habitacional existente no município não atende aquelas pessoas de pouco poder aquisitivo, e são elas as que mais necessitam de ajuda para adquirirem um imóvel. “Com a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Cohapar, poderá ser oferecido ao mutuário casas, sobrados e moradias geminadas confortáveis, em alvenaria, com divisões internas, forro e cobertura em telhas cerâmicas. Os tamanhos podem variar entre 32, 40, 44, 52 e 62m2, e a construção é pelo sistema de autogestão e/ou comunitária, podendo ainda o comprador escolher entre cinco projetos arquitetônicos em cada tamanho de casa e, para os que necessitarem, existe um projeto especial para deficientes físicos”, justificou Fenemê.

Para que o programa Casa da Família/PSH seja implantado em São José dos Pinhais é necessária a formalização de um Termo de Convênio entre o Poder Executivo e a Cohapar, cabendo ao município a doação de terreno e infraestrutura e aos governos federais e estaduais os recursos financeiros e prestação de serviços.

“Espero que o prefeito Municipal se sensibilize com o meu pedido e faça essa parceria, pois será uma grande contribuição para melhor a qualidade de vida das famílias carentes de nossa cidade”, finalizou o vereador.

Jornalista Nara Moreira – 30/03/2007