Vereador Carlos Machado questiona sistema de saúde municipal

Através da indicação nº 3238 o vereador pede o fim do descaso na saúde pública.
 

 

            Na sessão ordinária da Câmara Municipal dessa quinta-feira (22), o vereador Carlos Machado apresentou a indicação nº 3238/2009 que determina, ao Poder Executivo, a averiguação e tomada de providências em relação as irregularidades no serviço público de saúde do município.
 

            A indicação foi feita com base em correspondência recebida pelo vereador em que uma usuária da saúde pública relata irregularidades no serviço e possível descaso. Segundo ela, a família esperou três horas para que uma ambulância viesse atender seu pai, que veio a falecer sem atendimento médico.
 

            Primeiramente, o documento apresentado por Carlos Machado questiona a demora da ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Médico Urgente) em atender o senhor adoentado pois, as ambulâncias são, pretensamente, destinadas a atendimentos de urgência. O Samu justifica que há falta de ambulâncias para atender o número de ocorrências.
 

            Por essa razão, o vereador critica o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei nº 77/2009, de autoria do vereador Bira do Banco, que pretendia instituir em São José dos Pinhais o programa Ambulância Social, destinado ao transporte de pessoas em tratamento de saúde, já que o Samu vem enfrentando dificuldades para atender toda população.
 

            “Tais fatos precisam de apuração, punição e correção, para que os cidadãos do município possam, efetivamente, dispor de um atendimento digno e eficiente, pois é isso que se espera de todo serviço público, principalmente na área de saúde que atinge a manutenção da vida”, declarou Carlos Machado.
 

            A indicação requer, ainda, que o Poder Executivo encaminhe ao Legislativo um relatório circunstanciando as conclusões dos trabalhos para que casos semelhantes não voltem a acontecer.
 

Renata Teixeira Gomes
 

Assessoria de Imprensa 23/10/09
 

Leia também