Sucesso do programa Vereador Mirim movimenta comunidade estudantil

Comemorações alusivas ao Dia do Vereador Mirim conta ainda com entrega de 241 certificados aos estudantes

A Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais realizou na tarde desta segunda-feira (22), cerimônia comemorativa ao Dia do Vereador Mirim, festejado anualmente no dia 22 de setembro – data que marca o início da primavera. A data foi instituída no município pela Lei nº 1140 de 28 de novembro de 2007. O projeto de Lei apresentado pelo vereador Tarcísio Klettemberg (PP) teve aprovação unânime.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo são-joseense, prof. Assis Manoel Pereira e contou com a presença de autoridades, professores e estudantes. Fizeram parte da mesa principal os vereadores Tarcísio Klettemberg, professor Walder Mulbak, Carlos de Castro e Marcos da Vidofer; o chefe de gabinete, Aldrian Matoso e a assiste social Iara Follador de Creddo, na ocasião representando o prefeito Leopoldo Meyer e a secretária municipal de Promoção Social, Rita de Cássia Meyer, respectivamente; o gerente geral da Unidade de Capacitação e Cidadania do CIEE-PR, Afonso de Miranda Wosny e o ex-vereador Leone Leal, responsável pela implantação do programa no município.

Na ocasião 126 vereadores mirins das 14 instituições de ensino participantes do programa foram homenageados com um diploma de reconhecimento pela passagem do Dia do Vereador Mirim.

Segundo o coordenador do programa na Câmara de Vereadores, professor Luis Carlos Marques, um universo de aproximadamente 20 mil estudantes estão envolvidos com o Vereador Mirim.

Para as autoridades presentes fica comprovado o sucesso do programa Vereador Mirim, que vem investindo nos jovens, tanto no aprimoramento do exercício da cidadania, como na qualificação profissional, visando uma sociedade mais justa e solidária."Quando o projeto foi implantado, tinha em mente que o mesmo seria a semente do futuro e, hoje, posso constar que não estava errado, pois só neste ano são mais de 200 alunos participando de cursos que irão contribuir para uma perspectiva melhor de vida para eles", destacou Leone Leal, mentor do referido programa. O autor do projeto de Lei, que criou o dia do Vereador Mirim, Tarcisio Klettemberg,  falou que escolheu a data de 22 de setembro, por ser o início da primavera, que significa a renovação da vida, e os vereadores mirins representam a renovação na política são-joseense, dentro de princípios morais e éticos, bem como de práticas cidadãs.

Na oportunidade também foram entregues 241 certificados aos estudantes que participaram dos cursos de capacitação, realizados pela Escola de Cidadania da Câmara de Vereadores, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). No total, 123 estudantes foram beneficiados com o curso de oratória, 98 com o de Cidadania e 20 participaram do curso de Informática, ministrado pelo professor Jonathan, na sede da Guarda Mirim.

As instituições participantes ativamente das atividades desenvolvidas pelo programa Vereador Mirim são os colégios estaduais Afonso Pena, Annamaria Consolo do Prado, Barro Preto, Chico Mendes, Guatupê, Irmã Ambrósia Sabatovich, professora Lindaura Ribeiro Lucas, São Cristóvão, Silveira da Motta, Tiradentes, Padre Antonio Vieira e a Escola Maria Vidal Novaes, além dos estabelecimentos particulares: Colégio Milenium e a Escola Mundo Novo.

Jornalista:

Franciele Ulson e Nara Moreira