Servidora com 40 anos de Câmara recebe homenagem de vereadores e funcionários

A 23ª Sessão Ordinária foi marcada pela homenagem à servidora Sueli das Graças Santos Rangel, que atua como auxiliar de serviços gerais na Câmara Municipal de São José dos Pinhais há 40 anos. Responsável pelo cafezinho dos vereadores, funcionários e visitantes, Sueli recebeu a honraria rodeada de familiares, que também lhe gravaram vídeos.

O autor da homenagem, o presidente da Câmara Municipal, Allax Siqueira (MDB), destacou que ele nem havia nascido e Sueli já trabalhava no Legislativo Municipal, sempre com muito zelo e competência. “Queremos valorizar os bons profissionais e estendemos essa homenagem a todos os colaboradores que fazem a Casa funcionar”, elogiou o presidente.

Bastante emocionada, a servidora falou sobre a alegria em receber o reconhecimento por tantos anos de trabalho e agradeceu o carinho de todos. Ao fim, ela foi aplaudida em pé pelos presentes na Sessão.

Cidadã Honorária

Também foi homenageada na Sessão a dentista Maressa Souza Piccoli, que recebeu o título de Cidadã Honorária de São José dos Pinhais. Nascida em Pérola, interior do Paraná, ela veio para Curitiba com 12 anos de idade. Concluiu a sua graduação em Odontologia em 2016 e, em seguida, instalou-se com sua clínica odontológica no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais. Hoje, a sua Mappi Odontologia é uma franquia que atua em estados como São Paulo e Santa Catarina.

Além do empreendedorismo, a dentista desenvolve trabalhos comunitários no “Instituto Ponte” e “Lar Mãe Maria”, nos quais oferece atendimento odontológico gratuito. “O que mais me levou a entregar este título é justamente a ação social que ela realiza”, revelou a vereadora Fátima de Paula (PSD), proponente da homenagem.

Ao agradecer por se tornar cidadã são-joeense, Maressa lembrou que não é apenas ela quem realiza o trabalho social, mas toda a equipe Mappi. “Todos trabalhamos nos projetos sociais que iniciei. O meu lema é crescer e contribuir, para trazer mais dignidade às pessoas”, discursou a homenageada.

Combate à violência institucional contra a mulher

O Projeto de Lei nº 776/2023, da vereadora Fátima, que institui o Programa Municipal de Enfrentamento à Violência Institucional Contra Mulheres nos órgãos públicos de São José dos Pinhais foi aprovado em 2º turno por unanimidade.

A regulamentação da lei, quando sancionada, caberá ao Executivo Municipal, conforme a emenda ao artigo 5º do projeto.

Jamaica

Ainda durante o uso da tribuna, os vereadores José Possebon (Podemos) e Allax Siqueira lembraram o luto vivido na cidade pela morte do presidente do Conselho Municipal de Saúde, o sindicalista Robson Vieira “Jamaica” da Silva, falecido na segunda-feira (29). Ambos os vereadores afirmaram que ele foi o maior defensor do SUS que São José dos Pinhais já teve. Eles pediram, ainda, que a sua luta pela saúde pública seja levada adiante.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para quinta-feira (9), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.