São José dos Pinhais terá coleta de óleo de cozinha usado

Foi lançado oficialmente nessa terça-feira, 05, o programa municipal de Coleta, Tratamento e Reciclagem de óleo de origem vegetal

Em solenidade realizada na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, na noite dessa terça-feira, 05, foi lançado oficialmente o programa de Coleta, Tratamento e Reciclagem de óleo de origem vegetal. A iniciativa, que contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi proposta pelos vereadores professor Assis Manoel Pereira, José Vieira e Carlos Machado, através de projeto de Lei.

Para o presidente da Câmara Municipal, professor Assis Manoel Pereira, que participou do evento, todas as pessoas, hoje, se preocupam com a questão ambiental, mas muitos não sabem como contribuir para diminuir os danos causados até aqui. Por isto, continuou ele, da necessidade do poder público tomar a iniciativa de fazer campanhas de conscientização da sociedade.

“Em São José dos Pinhais podemos dizer que o município está atento aos problemas ambientais, com inúmeras ações e a Câmara de Vereadores tem produzido várias leis voltadas ao cuidado com o meio ambiente. Todas trazendo benefícios à nossa sociedade, como esta que entra em vigor nessa noite”, declarou Assis.

A secretária municipal do Meio Ambiente e promotora da solenidade, Edilaine Vieira, falou que entre as finalidades do programa estão: evitar a poluição dos recursos hídricos e solo; informar a população quanto aos riscos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo na rede de esgoto e solo e incentivar a prática da reciclagem deste produto de fontes domésticas, comerciais e industriais.

Todas as diretrizes do programa, maneiras de acondicionamento e pontos de coleta, também foram abordados por Edilaine que, ainda, ressaltou a participação fundamental da Secretaria Municipal da Educação para o sucesso do referido programa.

A solenidade foi encerrada com a palestra “Biodiesel a partir de resíduos gordurosos”, proferida por Antônio André Chivanga Barros, professor graduado e doutorado do quadro do Departamento de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina.

Informações a respeito do Programa Municipal de Coleta, Tratamento e Reciclagem de Óleos podem ser obtidas junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através dos telefones (041) 3383-4995 e 3398-2762.

A Secretária do Meio Ambiente, Edilaine Vieira explica como funcionará o programa. Na mesa diretiva o presidente da Câmara Municipal, Professor Assis Manoel Pereira e o palestrante Antônio Barros

Jornalista Nara Moreira – 06/10/2010

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução