São José dos Pinhais institui política municipal de uso da energia solar

Pensando na tendência de utilização de energias renováveis e na preservação do meio ambiente, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou, durante a sessão desta quinta-feira (22) o Projeto de Lei nº 495/2022, que institui a política municipal de utilização de energia solar. O projeto é de autoria do vereador Juliano Martins e foi aprovado por unanimidade.

O principal ponto da nova política é a priorização do sistema de energia solar em edificações pertencentes à administração pública municipal direta e indireta. De acordo com o Projeto, os prédios públicos deverão, de forma gradativa no prazo de cinco anos, atingir no mínimo 50% da sua demanda de energia elétrica por meio da energia solar.

Novas edificações no município, independentemente de sua finalidade, também deverão instalar a tecnologia fotovoltaica, exceto se comprovada a inviabilidade técnica, condições de sombreamento ou limitação do espaço físico.

Na justificativa do Projeto, o autor ressalta a importância da utilização da energia renovável, pois a energia solar é sustentável, não agride o meio ambiente, gera empregos e arrecadação na área, reduz custos de energia elétrica, entre outros benefícios. O Projeto segue para análise e possível sanção do Poder Executivo.

Assessoria de imprensa 22.09.2022