Retrospectiva: Saiba em números como foi o ano de 2023 na Câmara

Retrospectiva da Câmara Municipal. Arte: Rudney Soares/Divulgação CMSJP

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais teve um ano movimentado entre os setores da Casa. Os 21 vereadores atuaram em diversas frentes, acumulando números importantes para o desenvolvimento do município.

Durante o ano passado, 328 projetos de lei foram apresentados ao Legislativo da Casa e seguiram para as comissões permanentes. Nelas, após a análise da constitucionalidade (entre outras), 307 receberam avaliações devidas. Desses, ao longo do ano, 213 projetos de lei se transformaram em Lei Municipal.

Atuação

Para entender os direcionamentos da Prefeitura, uma das formas de atuação dos vereadores acontece por meio do requerimento. Em 2023, os vereadores apresentaram em plenário 254 requerimentos. Já como forma de sugestão dos parlamentares para a Prefeitura, o ano somou 5.101 indicações.

Embora não sejam impositivos, ambos são manifestações oficias dos vereadores eleitos pela população.

Todos podem ser consultados no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Sessões

O ano Legislativo chegou ao fim com 80 Sessões Ordinárias e 3 Extraordinárias.

Durante todo o ano de 2023, os parlamentares fizeram uso da palavra em tribuna por 212 vezes, durante as Sessões Ordinárias. O local mais alto do Plenário Segismundo Salata é símbolo de democracia e voz.