Realizado com sucesso Encontro de Prevenção às Drogas e à Violência

Promovido pela Secretaria Municipal Antidrogas de Curitiba, com o apoio do Poder Legislativo de São José dos Pinhais e do Conselho Municipal de Segurança Pública-CONSEG, o Encontro de Prevenção às Drogas e a Violência, realizado dia 05 deste mês, foi considerado um sucesso. O evento reuniu, no plenário da Câmara Municipal, várias lideranças comunitárias, autoridades e membros da comunidade.
                A mesa oficial do Encontrou foi composta pelo Secretário Municipal de Antidrogas de Curitiba, Fernando Franscischini, pelos vereadores Joel Almeida (PSDB), Ailton Fenemê (PSDB), Toninho da Farmácia Anderson (PP) e Onildo (PT), além do deputado Estadual, Francisco Bührer, do secretário Municipal de Segurança, Marcelo Jugend e do presidente do CONSEG, Jaiderson Rivarola. O vereador Joel Almeida, que fez a abertura do evento, foi quem solicitou a realização do Encontro, que contou com a colaboração do deputado Estadual Francisco Bührer.
O palestrante foi o secretário Fernando Franscischini, que também trabalhou muitos anos na Polícia Federal como delegado. Na ocasião ele falou do tráfico de drogas e suas conseqüências na sociedade, mas o destaque foi para o trabalho preventivo. Para o Secretário todo o projeto de prevenção deve ter um mínimo de infra-estrutura e os programas precisam de serviço básico, pois se torna inviável sem um atendimento razoável de saúde, para os casos de violência gerados pelo uso de drogas e dos dependentes químicos. Outro ponto destacado foi a importância da prevenção aliada ao lazer e a cultura. Em Curitiba existe o programa “Bola Cheia”, que acontece das 21h à 01h, período em que os jovens deixam de ficar pelas ruas, correndo risco de se drogarem, para praticarem esportes ou outra atividade cultural do seu interesse.  Ainda, segundo ele “A repressão deve ser feita com ações de inteligência. Ao invés de se prender um vendedor de drogas nas ruas, o certo é segui-los até se chegar aos atacadistas, que são os grandes financiadores e traficantes”.
Ao encerrar a palestra, Fernando disse que para implantar no município são-joseense os programas desenvolvidos por sua Secretaria, vai depender da vontade política do Prefeito Municipal e da articulação dos vereadores.
Jornalista Nara Moreira 07/05/2009