Programa Vereador Mirim terá alcance estadual

O gerente do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE-PR, Wilson Luiz Sobânia, e o coordenador da instituição neste município, Carlos Roberto Agulham, visitou o Programa Vereador Mirim junto à Câmara Municipal de São José dos Pinhais na sexta-feira, 1º de junho. Durante a reunião o coordenador do Programa Vereador Mirim, professor Luiz Carlos Marques, explicou detalhadamente todo o processo que envolve o projeto para os membros representantes do CIEE-PR, os quais se mostraram interessados em divulgar o trabalho para todo o estado do Paraná.
 “Para as futuras ações estamos planejando divulgar o Programa Vereador Mirim e todas as suas etapas, bem como o curso de Preparação para o Exercício da Cidadania, que é oferecido pelo CIEE-PR em São José dos Pinhais para o resto do estado”, comentou Wilson Sobânia. Com isso a parceria entre o Programa Vereador Mirim junto à Câmara Municipal de São José dos Pinhais e o CIEE-PR cada vez mais tem praticado ações positivas para os estudantes locais, e passará agora a acentuar a consciência cidadã nos jovens paranaenses.
ELEIÇÃO DOS VEREADORES MIRINS

Os professores das escolas participantes do Programa Vereador Mirim estiveram em uma palestra explicativa sobre o uso das urnas eletrônicas, as quais serão utilizadas nas eleições dos vereadores mirins deste ano. Os equipamentos permanecerão nas escolas por uma semana, para que os alunos aprendam a maneja-los com o auxílio dos professores recém treinados.

O treinamento desses professores foi realizado pela supervisora do Fórum Eleitoral, Lusmari Jokote e pelos técnicos judiciários Irene Saldanha e Roney César de Oliveira. Na ocasião o programa Vereador Mirim foi bastante comentado por membros daquele Fórum Eleitoral, “este programa vem sendo levado a sério pelo TRE-PR que, desde o início em 2005, vem dando suporte técnico para que as eleições sejam realizadas com veracidade, a exemplo de uma eleição autêntica de vereadores” comentou Lusmari, dizendo ainda que este programa deveria servir de exemplo para outros municípios paranaenses e do Brasil.