Programa Farmácia Popular irá beneficiar milhares de são-joseenses

Autoria é do vereador Luiz Monteiro

Está prevista para o primeiro trimestre de 2015, segundo o Executivo, a implantação do programa Farmácia Popular em São José dos Pinhais. A iniciativa, de autoria do vereador Luiz Monteiro com apoio dos vereadores Professor Assis e Sylvio Monteiro, irá beneficiar milhares de são-joseenses. O Projeto foi apresentado pelos vereadores em julho de 2014 e adaptado pelo Executivo através da Lei nº 2508/14.

De acordo com a lei, o programa consiste, basicamente, na implantação e manutenção de uma assistência farmacêutica municipal complementar. Seu objetivo principal é disponibilizar a população, por meio da rede privada de farmácias, acesso aos medicamentos previamente definidos pela secretaria de saúde.

Para isso, o Poder Executivo poderá utilizar a rede privada de farmácias para facilitar e ampliar o acesso da população à parte dos medicamentos controlados que, atualmente, são distribuídos apenas pelas Farmácias Básicas Municipais, Farmácia Especial e pelos dispensários das Unidades Básicas de Saúde.

O vereador Luiz Monteiro comentou a iniciativa. “Ao mesmo tempo em que facilitaremos o acesso a medicamentos por parte da população, também iremos diminuir os custos de manutenção das farmácias populares próprias”, disse. Ele ainda destacou mais vantagens. “Haverá menos riscos de faltar medicamentos devido a problemas relacionados aos processos licitatórios, levando-se em conta que, caso não haja o medicamento em uma drogaria, este poderá ser encontrado em outra”, finalizou.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 04.02.2015