Professor Abelino homenageia UPS Guatupê

Unidade Paraná Seguro completou um ano de atividades na região

O vereador Professor Abelino homenageou, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (10), os policiais da Unidade Paraná Seguro do Guatupê. A UPS completou um ano de atividades no bairro e, por isso, recebeu o Diploma de Reconhecimento do Legislativo.

Abelino afirmou, em discurso, que a UPS é motivo de orgulho para toda comunidade. “Observamos que o número de crimes diminuiu e a sensação de segurança aumentou, além disso, vemos as viaturas sempre nas ruas do bairro”, disse. O vereador apresentou dados que demonstram o trabalho na região: depois da instalação da UPS, o número de armas apreendidas subiu de 4 para 15 em um semestre; os registros de furtos qualificados foi de 86 para 146 e o número de veículos roubados de 4 para 9. “O aumento nos índices de registros de ocorrência demonstra o acesso do cidadão à polícia militar”, explicou Abelino que destacou a redução nos homicídios de 17 no primeiro semestre de 2013 para 12 no segundo semestre do mesmo ano, após a instalação da Unidade.

As Unidades Paraná Seguro são instaladas em localidades com altas taxas de tráfico de drogas e homicídios, segundo critérios técnicos e estatísticos de criminalidade. O conceito é de uma polícia comunitária, próxima aos cidadãos, com o objetivo de estabelecer uma relação de confiança entre moradores e policiais. Já são 14 UPS instaladas no Paraná: dez na capital, duas na Região Metropolitana de Curitiba e duas no interior.

Ao fazer uso da palavra, o comandante do 17º Batalhão, Major Hudson Teixeira, destacou a importância do trabalho de cada policial da equipe que se arrisca todos os dias para proporcionar segurança à população. “Este é um momento raro de reconhecimento, já que a maioria das pessoas critica o trabalho da polícia. Fazemos o melhor possível porque também fazemos parte da sociedade e estamos preocupados com o futuro dos jovens que estão à mercê do tráfico, internet e violência”, disse o Major.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 10/06/2014