Professor Abelino comenta LDO do município para 2014

Vereador entregou ao prefeito Setim o Planejamento Estratégico do Guatupê e Ipê.

Vereadores estão analisando Lei de Diretrizes Orçamentárias apresentada pelo executivo

O vereador professor Abelino utilizou da palavra em tribuna, durante a sessão ordinária dessa terça-feira (30), para comentar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014 que está sendo analisada pelo legislativo. Na Casa desde o último dia 18, a LDO compreende as metas e prioridades orçamentárias da administração pública municipal.

Segundo Abelino, que vem estudando atentamente o documento, a LDO de 2014 não contempla nenhuma das cinquenta ações apontadas por ele no seu Plano Estratégico do Guatupê e Ipê. Tal plano foi elaborado pela equipe do vereador, e entregue ao prefeito, através de oito reuniões realizadas durante os três primeiros meses de gestão nos bairros citados, sendo definidas, em conjunto com a comunidade, as principais necessidades da região. Abelino afirmou, ainda, que tentará incluir algumas dessas ações através da proposição de emendas.

O vereador também constatou que muitas promessas de campanha da atual gestão não constam na LDO. “Estamos em 2013 e, se as propostas não estiverem no orçamento do ano que vem, temo que não dê tempo delas serem cumpridas ainda neste mandato”, explicou.  Abelino citou promessas que não estão contempladas na LDO de 2014 como: bases regionais de Guarda Municipal, criação da divisão antidrogas e guarda escolar, ampliação da patrulha escolar, ensino integral, professores de educação física nas escolas, entre outras.

Abelino comentou, ainda, o orçamento previsto para as áreas de esporte e lazer, indústria, comércio e turismo e merenda escolar. “São mais de 21 milhões de reais previstos para merenda escolar. Eu, como presidente da comissão de educação, cultura, esporte e lazer, comprometo-me a analisar detalhadamente a correta utilização desse recurso”, disse.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias proposta pelo executivo está sendo analisada por todos os vereadores, os quais poderão sugerir emendas. Tais emendas serão avaliadas pela comissão de finanças e orçamentos. Após discussão e aprovação em plenário, a LDO retorna ao executivo para análise e sanção.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 03/05/2013