Primeira semana de retorno das sessões tem aprovação de projetos e votação de veto; confira

Sessões ordinárias acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 9 horas. Foto: CMSJP/Divulgação

A primeira semana de retorno das sessões ordinárias da Câmara Municipal de São José dos Pinhais de 2024 teve aprovação de projetos de lei e votação de veto do Executivo Municipal.

O calendário legislativo iniciou na última terça-feira (6) com os trâmites oficiais que integram a pauta e a ordem do dia. Na votação, todos os vereadores aprovaram, em 1º turno, o Projeto de Lei nº 956/2023, do vereador Professor Wellington (PSB), que insere o dispositivo no artigo 2º da Lei n°1114 de 20 de setembro de 2007, data que institui o “Dia do Agricultor”, no município. A nova redação, em parágrafo único, determina que o Poder Executivo Municipal poderá estabelecer parcerias com organizações não governamentais, instituições de ensino, associações e outras entidades interessadas.

2ª Sessão

Já na quinta-feira (8), a ordem do dia abriu com a discussão e votação única do veto nº 11/2023 da Prefeitura de São José dos Pinhais sobre a obrigatoriedade em realizar teste em asfalto para aferição da qualidade do material e serviço prestado em obras de pavimentação, recapeamento e manutenção viária no município. O veto é referente ao Projeto de Lei nº 863/2023, dos vereadores Renan Machado (PL) e Paulinho Maradona (PSD). O veto recebeu aprovação da maioria: 10 a favor do veto do Executivo e 8 contra.

Com a subemenda nº 06/2023, do vereador Abílio Alves e a emenda modificativa nº 49/2023, do vereador Renan Machado, os vereadores aprovaram com unanimidade – em 1º turno – o Projeto de Lei nº 865/2023, do vereador Professor Abelino (Cidadania). O projeto altera a Lei 3.294, de 30 de maio de 2019, que declara de utilidade pública municipal, a Organização, GERAR – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional.

Ainda, foram aprovados os projetos de lei do vereador Silvio Santo (Republicanos): Projeto de Lei nº 941/2023, em 1º turno, que institui o Fundo Municipal de Calamidades Públicas de São José dos Pinhais ( FUMCAP/SJP) e o Projeto de Lei nº 971 de 2024, em 1º e 2º turno, que institui o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São José dos Pinhais (FMDPD/SJP).

Também houve a votação em 1º turno do Projeto de Lei nº 963/2023, do vereador Juliano Martins (Pode), que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município o Dia da Conscientização da Mielomeningocele.

Nenhum vereador fez uso da tribuna na primeira sessão do ano. Já na última quinta-feira, utilizaram a tribuna os vereadores Silvio Santo (Republicanos) e José Possebon (PROS).

Para ter acesso a toda a todos os projetos apreciados e votados durante a semana, acesse o SAPL aqui.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para terça-feira (20), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.