“Prêmio Jovem Empreendedor” é destaque da 31ª Sessão da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais entregou o Prêmio Jovem Empreendedor a João Pedro Martins, 29 anos, barbeiro proprietário da JP Vintage Barber. O certificado foi entregue durante a 31ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (6).

O proponente da homenagem, vereador Wellington Leitão (PSB), destacou que o jovem, seu ex-aluno, é um ponto de referência para a juventude são-joseense, que frequenta o seu estabelecimento. “Eu sou filho de pai barbeiro e mãe professora, por isso estendo esta homenagem aos três outros barbeiros que trabalham com João Pedro e a todos os profissionais do município”, discursou o vereador. João Pedro agradeceu a homenagem: “Muito gratificante para um piá da roça que conseguiu ter a sua barbearia na região central da cidade”, disse o jovem, que passou a infância Campo Largo da Roseira.

O Prêmio Jovem Empreendedor foi criado por meio do Decreto Legislativo nº 1677, de 30 de novembro de 2023, de autoria do vereador Wellington Leitão. A premiação é voltada a jovens de 15 a 29 anos que se destaquem no empreendedorismo em São José dos Pinhais. Cada vereador pode apresentar até oito proposições por legislatura.

Créditos adicionais

Durante a sessão, os vereadores aprovaram o montante de R$ 35.888.212,49 em créditos adicionais para o Orçamento Geral do Município. A maior parte dos valores serão destinados à Saúde (R$ 33.456.217,14). Em seguida vem a Habitação ( R$ 2.000.000,00), a Assistência Social (R$ 300.000,00), Segurança (98.284,55) e Esporte e Lazer (R$ 33.710,80).

TEA

Foi aprovado em 1º turno – por unanimidade – o projeto de lei nº 1058 de 2024, do vereador Sílvio Santo (Podemos), que prevê a obrigatoriedade de aparelhos abafadores de ruídos para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em eventos promovidos pela Prefeitura Municipal.

De acordo com a justificativa do projeto, os aparelhos abafadores possibilitarão um ambiente mais tranquilo e confortável para os autistas, aumentando, assim, a integração social dessas pessoas.

Dia do Rio

A criação do “Dia do Rio” também foi aprovada por unanimidade em 1º turno. A proposta do  Projeto de Lei nº 1083 de 2024, do vereador Samuel Pinheiro (Podemos), transforma o dia 24 de novembro no “Dia do Rio”. Nesta data, conforme o projeto, as escolas municipais promoverão eventos sobre a preservação dos rios e de suas margens.

Utilidade Pública

Outros dois projetos de leis aprovados unanimemente em 1º turno transformam entidades em utilidade pública. O Projeto de Lei nº 1055/2024, da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, declara de utilidade pública municipal a Casa Espiritual Filhos da Fé. Já o  Projeto de Lei nº 1056/2024, do vereador Samuel Pinheiro, declara de utilidade pública municipal a Associação Ponte da Vida – Comunidade Terapêutica.

2º turno

O projeto de Lei nº 1034/2024, do vereador Abílio Alves (PSD), que cria o Banco de Óculos, foi aprovado por unanimidade em 2º turno. Pelo projeto, que agora irá à sanção, serão oferecidas armações de óculos para pessoas que não tenham condições de comprá-las, desde que tenham prescrição médica.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para terça-feira (11), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.