Parlamento Jovem realiza viagem de estudos a Palmeira

O Parlamento Jovem de São José dos Pinhais realizou uma viagem de intercâmbio com o Parlamento Jovem de Palmeira (PR) como parte das atividades coordenadas pela Escola da Cidadania da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (27). Anteriormente, no início do mês, os jovens parlamentares palmeirenses já haviam visitado São José dos Pinhais.

Durante a visita a Palmeira, os são-joseenses participaram da sessão ordinária do Parlamento Jovem local. Na oportunidade, o presidente jovem de São José dos Pinhais, André Matheus Barros de Lima, usou da tribuna para agradecer a recepção. “É importante que saibamos que estamos lutando juntos por um mundo melhor, não é apenas sobre um grupo ou sobre uma cidade”, discursou André. O presidente jovem de Palmeira, Arthur Henrique Abreu Moreira, destacou a troca de experiências. “É uma interação benéfica para o crescimento pessoal e coletivo”, enfatizou. Ainda na sessão, falou a ouvidora do SUS daquele município, Cristina Rocha Mezzadri, que apresentou o projeto “Ouvi Teen”, através do qual os jovens parlamentares palmeirenses apresentam sugestões diretamente à Secretaria Municipal da Saúde local.

Além disso, os jovens foram recebidos pela manhã pelo presidente da Câmara Municipal de Palmeira, vereador Odair Sanson Júnior, com quem tiveram um bate-papo. “Parabéns por estarem envolvidos neste trabalho, assim, temos certeza de que o jovem evoluirá na política”, destacou o presidente. Outro vereador com quem os adolescentes conversaram foi com Egon Krambeck. “Este programa pode fazer com que pessoas de bem substituam aquelas que não estão qualificadas para a política, que vocês vejam a política como um bom caminho a seguir”, incentivou o vereador.

Passeio

Os jovens parlamentares de São José dos Pinhais também puderam conhecer a cidade, tendo como guias o secretário municipal da Cultura de Palmeira, Paulo Henrique Taufer e o assessor de cultura, Renato Ricardo Schnell Junior, que deram explicações históricas e culturais. Entre os locais visitados estiveram a Igreja Matriz, o Museu Municipal Doutor Astrogildo Freitas, o Cine Teatro, a Biblioteca, a Prefeitura Municipal e a fábrica de bolachas Jonker.

No museu, os adolescentes tiveram uma aula na exposição sobre a experiência comunitária de implantação do anarquismo na localidade de Santa Cecília, em Palmeira, durante o século XIX.

Participações

Durante a viagem, os jovens ainda trocaram experiências com o vice-prefeito Major Schulli; o diretor-geral da Câmara Municipal, Ivano Cherubim; a chefe de Gabinete do Prefeito, Márcia Wansovicz; a coordenadora local do Parlamento Jovem de Palmeira, Vanessa Albano; e com o assessor de projetos Lucas Mateus. A equipe da Escola da Cidadania de São José dos Pinhais também acompanhou os jovens.