Palestras marcam ações do Setembro Amarelo na Câmara de São José dos Pinhais

Palestras sobre prevenção ao suicídio e liderança emocional marcaram as ações do Setembro Amarelo, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais (CMSJP). Na última quarta-feira (13), o plenário da Casa recebeu, durante todo o dia, um encontro entre os servidores e palestrantes para trocar conhecimento e tratar de um tema tão sensível como o suicídio. 

O presidente da Câmara de SJP, o vereador Allax Siqueira, fez a abertura do evento, ao lado do vice-presidente, o vereador Samuel Pinheiro, e também a vereadora Fátima de Paula. 

A primeira palestra aconteceu pela manhã, com o tema “Do abuso ao suicídio”, ministrado pela pastora Michele Laurindo e pelo teólogo Joas Novaes. (assista abaixo)

“A cada 40 segundos existe alguém com a sua mente sendo trabalhada para cometer o suicídio, por isso, nessa manhã, peço que teus olhos fiquem fixos e atentos a quem está ao teu lado, no seu local de trabalho, lá na sua família, com seus filhos, com seu esposo, com sua esposa, porque normalmente eles vão dar sinais do que está acontecendo e em um momento de desespero podem cometer o suicídio”, disse a pastora. 

Já o teólogo Joas contou um pouco do seu trabalho para ajudar as pessoas que enfrentam esse trauma. “Pastoreando e cuidando de pessoas nós vemos nitidamente como o abuso destrói, dilacera emocionalmente as pessoas, colocando essas pessoas em um quarto escuro, numa prisão emocional. Um detalhe importante neste tema é que as pessoas que passam pelo abuso, elas acabam sendo discriminadas e elas não conseguem compartilhar sua dor e se fecham. É tabu falar sobre abuso, é tabu abrir o coração em relação ao abuso, e essa pessoa fica ali resignada, fechada, enclausurada com sua dor, e isso tente a ficar maior até chegar ao ponto dessa pessoa considerar o suicídio como sendo a melhor opção para a sua dor”, lamentou.

Durante o encontro, a servidora da Casa e uma das organizadoras da campanha Setembro Amarelo, Sonia Alves, compartilhou alguns episódios em que sofreu abusos e disse ter transformado sua dor em coragem para ajudar. “Hoje eu sou capelã na cidade, tenho curso de Capelania, faço Capelania no luto, no Hospital São José, então nós temos um compromisso do sigilo com aquelas pessoas que nos procuram, então estou à disposição de cada uma de vocês”, encorajou. 

Liderança emocional 

Depois foi a vez da palestra sobre ‘Liderança emocional’, com a especialista Hemeni Ibrahim. Ela é neurocientista, especializada em comportamento humano, mestre em Análise Comportamental, professora de Pós-Graduação na Universidade Mackenzie em São Paulo de Gestão Estratégica de pessoas e negócios e Mentora de Líderes. 

Em seu tempo de fala, Hemeni destacou que “a jornada de um líder começa no controle de suas próprias emoções” e interagiu com o público sobre o assunto. Assista abaixo:

Mural 

Além disso, um mural com recados está exposto no corredor principal da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, com palavras e frases de acolhimento.

Serviço 

Ajude e peça ajuda. Veja abaixo a lista de telefones importantes:

180 – Central de Atendimento à Mulher 

188 – Centro de Valorização da Vida 

190 – Polícia Militar 

100 – Conselho Tutelar. 

Leia também