Painel de azulejo na Câmara Municipal conta início da história política do município

Um painel de azulejo instalado na entrada da Câmara Municipal de São José dos Pinhais conta o início da história política do município. A pintura foi feita pelo artista Roney Wilmar Erthal, que é pintor, desenhista, ilustrador e também escultor. A obra está na recepção da Casa e faz parte de uma técnica rara de azulejo queimado.

O painel detalha os acontecimentos da primeira eleição no município, no dia 07 de novembro de 1852, data em que o político e candidato Manoel Alves Pereira era eleito na cidade. A emancipação política, ocorrida pouco tempo depois, em 08 de janeiro de 1853, também recebeu homenagem especial.

Sobre esses episódios, o artista Roney conta que não há fotos ou registros, tornando o painel da Câmara Municipal ainda mais representativo para o município. “Não existe foto, não existe documento, nada sobre ele. O único registro que a cidade tem sobre esses dois momentos é esse painel. Ele serve como referência até mesmo para o Museu Municipal. (…) Um dos mais importantes painéis, é esse da Câmara”, disse o artista.

De acordo com o Roney Erthal, a pesquisa intensa durou cerca de três meses, e depois disso, a pintura nos azulejos teve a duração de uma semana. “Só tem dois lugares no Paraná que faz essa tecnologia no azulejo, que é uma tinta que leva 150 anos para começar a desbotar. Essa tinta é queimada em 1,2 mil graus (Celsius) e vira vidro, e o vidro não gasta. Então essa era a ideia de fazer o painel e durar muito, a restauração dela é lá por 150 anos”, detalha o artista.

Sobre Roney

O artista, morador de São José dos Pinhais, tem mais de 4 mil obras em todo o estado do Paraná, e também no exterior, em países como Portugal, Polônia, Itália, Chile, China e Estados Unidos. Ele possui cerca de 3,5 mil trabalhos em tela, outras 470 esculturas, e 110 murais em azulejos, entre peças feitas com bronze.

Um dos maiores painéis em azulejos do Estado do Paraná foi instalado, em 2004, pelo artista Roney Erthal na cidade de Jacarezinho. A obra possui 100 metros de comprimento e cobre todo o muro lateral da Faculdade de Filosofia.

Outra obra de grande importância são as mini-esculturas em Montemor-o-Velho, uma vila no distrito de Coimbra, em Portugal, cidade irmã de São José dos Pinhais, que traz referência aos 300 anos da cidade são-joseense.