Obras, segurança, saúde e educação. Saiba temas destaques na 3ª sessão da CMSJP

3ª Sessão Plenária de 2023. Foto CMSJP

Vereadores usaram a tribuna e a explicação pessoal para fazer cobranças e considerações sobre temas de relevância pública, na manhã desta quinta-feira (9).

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais concluiu a 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, na manhã dessa quinta-feira (9). Temas como obras, segurança pública, saúde e educação tiveram destaques durante a sessão plenária.

Abrindo a tribuna, o vereador Renan Machado (PL), por meio do requerimento nº 10 de 2023, fez uma solicitação a Superintendência da Infraero sobre o cronograma do projeto da obra que irá construir a terceira pista do Aeroporto Afonso Pena.

“Há poucos dias estivemos na assinatura de ordem de serviço no Terminal Afonso Pena. Lá, o governador Ratinho Junior anunciou essa obra, que teria um aeroporto indústria, um dos melhores do Brasil e da América Latina. No entanto, a comunidade ali tem dúvidas sobre o tema. Entrei em contato com o secretário de Urbanismo para ver se tinha algo oficial, mas a resposta é que, até o presente momento, não existe”, indagou o vereador.

A obra anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Jr causa insegurança na população por falta de informações, segundo o vereador. “Os moradores estão se questionando sobre essa obra, início e término, quais regiões serão impactadas? Foi elaborado um estudo de impacto de vizinhança para analisar e apontar soluções considerando acesso a locais públicos, mobilidade urbana, desvalorização dos imóveis?”, alegou o vereador.

O requerimento do vereador Renan Machado teve a assinatura da maioria dos presentes, portanto aprovado.

Os vereadores Wilson Cabelo (PP) e Prof. Abelino (Cidadania), 2º secretário, também fizeram uso da tribuna, nessa 3ª Sessão Ordinária.

Ao fim do uso da tribuna, o presidente da Casa, Allax Siqueira (PTB), fez a convocação de reunião entre vereadores para definição de membros e presidentes das Comissões Temáticas da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

3ª Sessão Plenária de 2023. Foto CMSJP

Explicação pessoal

No uso de sua explicação pessoal, o vereador Delegado Michel (PSD) reforçou a indicação nº 7.554 feita em junho de 2022 passado sobre a reavaliação do valor de recompensa pela apreensão de armas de fogo, em São José dos Pinhais. “As equipes da Guarda Municipal, isso ocorre de maneira semelhante no Governo do Estado, que apreendem armas criminosas recebem uma pecúnia, um valor, a mais. Aqui na nossa cidade, esse valor está defasado há anos, é o mesmo valor de R$ 300 por arma”, detalhou.

O vereador Silvio Santo (Republicanos) cobrou a execução da resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) de São José dos Pinhais que autorizou a adaptação de seis veículos pra o transporte de cadeirantes.

“Saiu no Diário Oficial do Município no dia 2 de maio de 2022. Importante explicar que o Conselho é quem fiscaliza e aprova o orçamento da saúde, sabendo sobre o recurso, e também atua de maneira imperativa. Ou seja, o Executivo precisa realizar. Considerando que estamos em fevereiro de 2023, até hoje esses seis veículos não estão adaptados para o transporte de cadeirantes”, cobrou.

Na área da educação, o vereador Gilberto Mello (Cidadania) comemorou o andamento dos processos para aulas noturnas na Escola Estrela Guia, na região do Miringuava. “Uma luta que está 99% resolvida. Vai sair a escola estadual na Estrela Guia, tão pedida pela população. Conseguimos o prédio e já está na fase da documentação, da burocracia que existe, mas está assinado o contrato”, garante o vereador Mello.

Sem a presença do vereador Alex Pukote (Cidadania), a discussão e votação em 2º turno do Projeto de Lei nº 618/2022, que dispõe sobre o acesso de pessoa com deficiência acompanhada de cão de assistência no Município, acontece na próxima sessão plenária.

A próxima sessão está marcada para a próxima terça-feira (14), a partir das 9 horas, com transmissão no canal oficial no Youtube da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.