Novos estudantes do Parlamento Jovem tomam posse nessa semana

Parlamento Jovem é um programa da Escola de Cidadania em parceria com o TRE-PR. Foto: CMSJP/Divulgação

Os vinte e um novos estudantes do Parlamento Jovem tomam posse nesta sexta-feira (25), na Câmara Municipal de São José dos Pinhais. A sessão acontece a partir das 9h30, com a presença de vereadores, representantes do Poder Executivo e também do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que também fará a diplomação.

A eleição dos jovens aconteceu nos dias 29 e 30 de junho, nas escolas que participam do programa desenvolvido pela Escola de Cidadania da Câmara Municipal de São José dos Pinhais e em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para a chefe da Divisão de Relações Institucionais, Helena Ribeiro Martins, o Parlamento Jovem busca estimular o protagonismo juvenil. “Eles passam por uma formação política na prática. Além disso, chegam até a Câmara e acabam se relacionando de forma direta com o trabalho dos vereadores, conhecendo a fundo o Poder Legislativo. Essa é uma oportunidade muito boa de engajar esses jovens desde cedo na política e assim termos a certeza de uma sociedade que sabe o que quer”, disse ela.

Cada mandato do Parlamento Jovem tem a duração de 1 ano. Essa tem início agora em agosto e a finalização está marcada para julho de 2024.

A primeira acolhida ocorreu dias depois da eleição, em julho. Na última semana, os estudantes eleitos estiveram na Casa para se ambientar no Plenário.

Envolvimento

A pedagoga da Escola da Cidadania Laís Bastos da Silva desmistificou a ideia de que jovens não gostam de política. “Existe um mito de que os jovens não têm muitos objetivos e interesses relacionados à política ou até mesmo no âmbito pessoal. No entanto, o envolvimento deles no parlamento nos diz que não é bem assim. Eles, assim como todos nós, só precisam de um espaço de escuta e isso começa na escola, com um professor que acredita no potencial dos estudantes”, destaca.

Segundo Laís, com esse incentivo, os estudantes eleitos começam os trabalhos com entusiasmo. “Quando chegam aqui, já estão envolvidos, com desejo de criação e mudança. Cabe a nós a tarefa desafiadora de manter essa motivação e ampliar os espaços de escuta e troca, em vez de limitar. O envolvimento deles é um movimento vivo dentro da Câmara”, finaliza a pedagoga.

Jovens eleitos

Confira abaixo os estudantes eleitos para o mandato 2023/2024 do Parlamento Jovem:

• Alfreilys Nicol Berrio Gutierrez;
  • Rafael Noronha de Oliveira Soveral;
  • Rodrigo Cardoso Viera;
  • Thiago Kauã dos Anjos;
  • Welerson Augusto Z. Cardoso.

Os Colégios participantes foram: Colégio Estadual Elza Scherner Moro; Colégio Estadual Ipê; Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen; Colégio Estadual Cívico Militar Shirley Catarina Tamalu Machado; Colégio Estadual Tarsila do Amaral; Colégio Estadual São Cristóvão; Colégio Estadual Guatupê.

Transmissão

A diplomação e a posse do Parlamento Jovem 2023/2024 acontecem nesta sexta-feira (25), a partir das 9h30. A sessão será transmitida simultaneamente nos canais oficiais da Câmara de Municipal de São José dos Pinhais: Youtube e Facebook.