Na Câmara, prefeita Nina anuncia Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres

Evento reuniu mulheres da política, lideranças e um grande público no Plenário da Casa. Foto: Divulgação CMSJP

O evento do Dia da Mulher na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, nesta quarta-feira (8), teve um anúncio importante para a luta feminina. A prefeita da cidade Nina Singer, durante sua fala, confirmou que protocolou o Projeto de Lei nº 315 de 8 de março de 2023, que cria a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

“Vejo que precisamos ter cada vez mais representatividade. Vamos começar tendo uma Coordenadoria, para que juntas, sim, possamos ter vozes. Tenho essa certeza que podemos fazer tudo que quisermos, mas temos que ter pessoas que nos defendem, que busquem os nossos direitos”, garantiu a prefeita Nina Singer.

O encontro foi promovido pela Procuradoria da Mulher cuja presidência é da vereadora Fátima (Podemos), anfitriã das comemorações na Câmara. “Mulheres, penso e acredito que nós precisamos ser prioridade em diversas questões, com união e parceria. Sem isso nós nunca vamos alcançar os objetivos, e com isso vamos ultrapassar os nossos sonhos. Juntas, nós fazemos a diferença”, disse a vereadora.

Junto com Fátima, o procurador adjunto, vereador Delegado Michel, anunciou que a Procuradoria está debruçada em criar um grupo de estudos que oferte um protocolo de atendimento às mulheres, em caso de violência.

“É preciso que a mulher saiba como agir numa casa noturna, num bar, dentro de um Uber, caso seja vítima de um tipo de violência. E que a gente possa tornar isso um projeto de lei, sendo não apenas um papel, mas que transforme a sociedade lá fora”, explicou.

Também fizeram parte da mesa de autoridades, o presidente da Casa, Allax Siqueira (PTB); a secretária de Assistência Social, Juliana Saraiva; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Gina Ribeiro Santiago; representando a ex-vereadora Suely Muhlstedt, Yasmin Muhlstedt; a ex-vereadora Danimar Cristina, a ex-vereadora Lucia Stocco; a 1ª servidora pública mulher trans Wall Lamberg Grassmann; representando as mulheres pretas, Dirce Santos; Joyce Tambosi representando o Ministério Público (MPPR) e Ana Lucia Rodrigues, do Conselho Municipal de Educação de São José dos Pinhais.

[WRGF id=29062]