Mulheres são-joseenses são homenageadas pela Câmara de Vereadores

A homenagem, em razão do “Dia Internacional da Mulher”, foi prestigiada por familiares e membros da comunidade

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores, desta terça-feira, 09, teve um toque feminino especial, em razão da homenagem, feita pelo órgão, a mulheres que moram e trabalham em São José dos Pinhais. Na ocasião, os vereadores fizeram a entrega de diploma de votos de louvor e reconhecimento, juntamente com um ramalhete de flores, às representantes das mais diversas categorias profissionais. A homenagem foi em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março.

Falando em nome dos demais membros do Poder Legislativo, o vereador Carlos de Castro ressaltou que a concessão dos Diplomas foi uma forma de reconhecer a contribuição dada pelas mulheres no desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Ele lembrou que a data 08 de março, Dia Internacional da Mulher, foi criada em 1975 por resolução da ONU, passando a ser reconhecido como marco da luta feminina pela defesa dos direitos humanos.

“Nesta data, na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher” acrescentou o orador. Também falou que, mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. “Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história”.

Ao finalizar seu discurso, Carlos de Castro disse, ainda, que o Poder Legislativo, com esta homenagem, quer relembrar a história e contribuir, cada vez mais, com a luta pelos direitos da mulher. “Portanto, nada mais justo que várias mulheres, representando quase todas as classes profissionais e sociais do município, tenham o reconhecimento desta Casa de Leis, pelo trabalho digno que exercem”.

Uma das homenageadas, Terezinha Marcondes dos Anjos, catadora de papel de 67 anos, foi aplaudida de pé pelos presentes, pois, apesar da idade avançada, há oito anos trabalha com reciclagem, demonstrando força e coragem para lutar por seu sustento. “Vou guardar este diploma com muito carinho, estou muito feliz com a homenagem”, declarou D. Terezinha. Destacou-se também, a aspirante a Oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, Daniele Cristine Bonatto, a primeira mulher a integrar o efetivo do Sexto Grupamento de Bombeiros.

Receberam as homenagens a professora Regina Maria Boza Haluch, bibliotecária Lucimeri Pauletto Nogueira, assistente social Erli Maria Foggiatto Mezaroba, enfermeira Josiene Pereira de Andrade, guarda municipal Maria Ivanir Przybycien, artista Rosi Chiuratto, zeladora Iara Susana Martins de Lima, bombeira da Polícia Militar Daniele Cristine Bonatto, colunista social Carmem Luiza Triaca, jornalista Tânia Jeferson, policial militar Rosangela Barbosa dos Santos, catadora de papel Terezinha Marcondes dos Anjos, advogada Helena Maria Régis de Araujo, Advogada, empresária Carmem Jesus Pichorim, vendedora Maria Clelia de Novaes Moreira, vereadoras Lúcia Stoco Ulson, e Mari Temperasso, além da primeira dama Léa Rodrigues, neste ato representando todas as demais mulheres são-joseenses.

Ao encerrar a homenagem, o Presidente da Câmara, vereador Assis Manoel Pereira, fez questão de ressaltar que as homenageadas foram escolhidas através de indicações das instituições ou entidades que as representam. Na oportunidade, os vereadores Onildo e Carlos Machado fizeram uso de explicação pessoal para parabenizar todas as mulheres são-joseenses.

D. Terezinha recebeu homenagem das mãos do vereador Carlos Machado

Vereadoras Lúcia Stoco e Mari Temperasso entregaram o diploma de reconhecimento à primeira-dama, Léa Rodrigues

As homenageadas Carmen Luíza e Tânia Jeferson

Jornalista Nara Moreira – 09/03/2010