Mudança: 16 dos 21 vereadores de São José dos Pinhais trocam de partido

Com o encerramento da janela partidária, 16 dos 21 vereadores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais estão em novos partidos políticos. Isso significa que 76% dos parlamentares optaram em mudar de partido para esse ano.

Com isso, após os ajustes nas bancadas, o partido com maior número de cadeiras passou a ser o PSD com nove vereadores, seguido de seis do Podemos, dois do MDB, um do PRD, um do PSB, um vereador do PT e um vereador do União Brasil (confira a lista abaixo).

Os partidos Republicanos, Cidadania, Solidariedade, Avante e PP, que tinham representação anteriormente, deixaram de ter vereadores nesta legislatura.

Janela

A janela partidária é o período de 30 dias (neste ano, de 7 de março a 5 de abril) em que vereadores e vereadoras podem trocar de partido sem prejuízo do mandato para que possam concorrer às Eleições de 2024.

A regra também se aplica a deputadas e deputados distritais, estaduais e federais, mas, neste ano, por haver eleições municipais, restringe-se a vereadoras e a vereadores. Lembrando que, em 2018, o TSE decidiu que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente. Vereadores, portanto, só podem migrar de partido na janela destinada às eleições municipais, enquanto deputados federais e estaduais apenas na janela que ocorre antes das eleições gerais.

Veja como fica a composição da Câmara com as mudanças:

• Abelino Pereira de Souza – Podemos (era Cidadania)
  • Abilio Arthur Alves – PSD (era Cidadania)
  • Ailton Fenemê – PRD (era Cidadania)
  • Allax Fabiano Pereira Siqueira – MDB (era PRD)
  • Antônio Gilberto de Mello – União Brasil (era Cidadania)
  • Fatima Sebastiana de Paula – PSD (era Podemos)
  • José Possebon – Podemos (era Solidariedade)
  • Juliano Silveira Martins – PSD (era Podemos)
  • Luiz Monteiro – PSD (era Cidadania)
  • Michel Teixeira de Carvalho – Podemos (era PSD)
  • Renan Machado – PSD (era PL)