Mês de março inicia com dia especial às mulheres da Câmara Municipal

Servidoras e funcionárias da Câmara tiveram um dia especial. Foto: Divulgação/CMSJP

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais iniciou o mês de março com uma programação voltada às servidoras e funcionárias, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na última sexta-feira (1º), as mulheres da Câmara foram recebidas no Plenarinho da Casa para um dia de beleza: maquiagem, limpeza de pele, massagem corporal, no rosto e nas mãos. Das 9h às 16h, dois grupos de mulheres empreendedoras receberam as mulheres da Câmara para o dia do evento. O dia agradou a todas.

Na abertura do evento estavam presentes o presidente da Casa, o vereador Allax Siqueira (PRD), o vereador Delegado Michel (PSD) e o vereador Juliano Martins (PODE).

Integrante da Comissão da Mulher, o vereador Delegado Michel acredita que as mulheres vem conquistando, cada vez mais, espaço na sociedade, mas que é preciso avançar. “Percebendo a história recente do nosso país, a gente percebe quantas conquistas as mulheres foram adquirindo, de certa forma, a curto prazo. Há menos de cem anos, as mulheres não votaram e não eram votadas, não integrando uma sociedade de maneira completa. É tão importante hoje chegarmos a um local como esse, uma Casa de Leis, em um Poder Legislativo, e ver a importância da participação de todas vocês. Cada vez mais nós precisamos de políticas afirmativas que garantam, protejam, valorizem a luta das mulheres. E digo que não basta legislação, discursos, é preciso pensar na prática”, disse ele.

Logo após a abertura oficial, Daniele Hostin, mentora de mulheres, palestrou às servidores e funcionárias sobre empoderamento feminino. Ela falou sobre a importância da autoestima e da valorização da mulher, no dia a dia.

Dia da Beleza

Com o sorriso de orelha a orelha, a funcionária da Câmara Elisete Dainezer, 48 anos, optou por reforçar a maquiagem e aproveitou para agradecer o momento. “Mesmo no nosso dia a dia de trabalho, nós podemos ser reconhecidas como mulheres, com um agradinho desse na sexta feira, realçando a nossa beleza exterior. Fiquei com minha autoestima muito alta, amei a maquiagem, deixa a gente mais bonita, mais feliz. Nossas colegas se maquiando, foi muito bom para a autoestima de todos, amei cada momento”, comemora.

A servidora da Casa Sônia Alves, 56 anos, disse que se sentiu acolhida durante o evento. “Quero parabenizar a organização, tudo com excelência, tudo muito bom. É muito importante, nós, mulheres sermos acolhidas num ambiente político, que geralmente são só homens que não pensariam nisso para as mulheres. Mas nós somos lembradas, sim, e lembradas com carinho e cuidadas também. Tivemos a palestra, o coffee-break e depois um momento de cuidados com a beleza. A gente sente uma ressignificação bem legal, nota 10, muito bom”.

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março de cada ano é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Essa data tem sua origem em um evento ocorrido em 1917, na Rússia, conhecido como “Pão e Paz”, onde milhares de mulheres se reuniram em protesto, demandando melhores condições de trabalho, vida e se posicionando contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. A celebração destaca a significância das mulheres na sociedade e rememora a história de suas lutas pelos direitos.