Maria de Lourdes Micrute Pallú recebe Título de Cidadã Benemérita de São José dos Pinhais

Autoria da homenagem à professora é do vereador Tadeu Camargo

A Câmara Municipal, em sessão solene realizada na noite dessa sexta-feira (21), concedeu Título de Cidadã Benemérita à professora aposentada Maria de Lourdes Micrute Pallú. A homenagem foi concedida através da lei nº 2596/15, de autoria do vereador Tadeu Camargo. Maria de Lourdes é a primeira mulher a receber esse título em São José dos Pinhais.

Para Tadeu Camargo, a homenagem é uma forma de agradecimento de centenas de alunos que já passaram pelas aulas de Maria de Lourdes. “Temos que reconhecer o trabalho de pessoas que ajudaram a formar a população são-joseense, principalmente em uma área atualmente tão desvalorizada quanto está a educação”, disse. O vereador também se lembrou da época em que foi aluno da homenageada e em como os professores eram considerados autoridades máximas dentro das salas de aula, sendo respeitados por todos.

Também fizeram uso da palavra, a representante do deputado estadual Francisco Buhrer, Albani Buhrer e o filho da homenageada, Antônio Pallú, que falou em nome da família. “Sentimo-nos honrados em sermos seus filhos, pois sabemos de sua história de lutas e sacrifícios em prol da educação”, afirmou Antônio, que também contou um pouco da história de vida da mãe.

Após receber as homenagens através dos discursos e de vídeo que mostrou seu trabalho social e de vida e a consideração dos amigos e da sociedade, Maria de Lourdes agradeceu o reconhecimento. “Sou grata a todos que sempre estiveram ao meu redor: minha família, equipes de trabalho e amigos. Este é um dos dias mais felizes de minha vida”, disse. A homenageada também citou uma série de nomes de figuras ilustres do município que já foram seus alunos, como vereadores, deputados, médicos, entre outros.

Biografia

Maria de Lourdes Micrute Pallú é filha de Félix Micrute e Joana Micrute. Descendente de poloneses, nasceu em São José dos Pinhais. Boa parte de sua trajetória aconteceu em uma casa localizada a Rua Quinze de Novembro. Sua vida escolar realizou-se toda na cidade. Estudou o Jardim de Infância no Grupo Escolar Silveira da Motta. Cursou o ginásio no Colégio Costa Viana e se formou na oitava série em 1955.

Um professor marcante em sua vida foi o Padre Pedro Fuss, que ministrava aulas de ensino religioso a ela. “Ele foi minha inspiração e sempre me dizia que eu tinha vocação para ser professora. Quando ainda era estudante, ele me convidou para ministrar aulas de ensino religioso nos grupos escolares Afonso Pena e Pedro Moro Redeschi. Foi uma experiência muito importante para o futuro da minha carreira” conta ela.

Atuou no grupo escolar Afonso Pena durante quatro meses e foi transferida para a Escola de Aplicação Olavo Bilac. A primeira turma que Lourdes assumiu nessa escola era composta por 53 crianças na faixa dos sete anos. Atuou na Escola de Aplicação até 1965, quando foi transferida para escola Pedro Moro Redeschi, onde trabalhou até a sua aposentadoria, em 1984. Também assumiu a direção da Pedro Moro simultaneamente a da escola Pedro Constantino da Rocha. Ainda, foi diretora da escola Leonilda Ravaglio Trevisan, em concomitância com as outras duas. Depois de sua aposentadoria, trabalhou como coordenadora pedagógica de todas as escolas da secretaria municipal de educação.

Renata Teixeira Gomes com a colaboração de Tânia Jeferson
Assessoria de Imprensa 24.08.2015