Maria Angélica Marochi lança o livro “Uma História de Esperança”

O evento foi realizado na sede do Legislativo

 width=

             A historiadora são-joseense Maria Angélica Marochi lançou, na noite dessa quinta-feira (26) na Câmara Municipal, sua mais recente obra, “Uma História de Esperança – Entre o nascer e o morrer: documentos oficiais e de memórias da religiosidade e da cultura em São José dos Pinhais”.   

            O evento, que reuniu cerca de trezentas pessoas, contou com a presença do presidente do Legislativo, vereador professor Assis Manoel Pereira, do secretário municipal de cultura, Christian Bundt, do vice-prefeito municipal, Jairo Melo, do padre Aleixo Wardzinski de Souza e demais amigos da autora e comunidade são-joseense.   

            Na ocasião, Maria Angélica autografou seus livros aos convidados e sorteou alguns exemplares. Segundo ela, a ideia de escrever o livro, que é uma produção independente, surgiu em 1999 quando visitou, pela primeira vez, uma secretaria paroquial. Lá, a historiadora passou a ter contato com livros de registros muito antigos. “Esses livros são fontes primárias de informação a respeito da igreja católica. Com as pesquisas resolvi dividir, com quem tiver interesse, as descobertas que fiz a respeito”, afirmou.

            Ao fazer uso da palavra, o presidente do Legislativo, vereador professor Assis Manoel Pereira, parabenizou a autora pelo livro. “Temos o privilégio de termos a Maria Angélica como historiadora do nosso município que nos brinda, de tempos em tempos, como uma obra sobre nosso povo”. O padre Aleixo também fez uso da palavra para agradecer em nome da igreja católica e da comunidade da matriz de São José dos Pinhais. “É um trabalho quem tem tanta ressonância quanto os outros e uma análise do cidadão são-joseense pela perspectiva da religião”, declarou o padre.

            Para finalizar, Maria Angélica explicou um pouco do livro lançado. “Pensei muitas vezes em desistir pois, foi muito difícil conseguir as informações, pouca coisa era registrada nos séculos passados. Mas fiquei fascinada quando comecei minhas pesquisas no interior do município, onde as tradições religiosas ainda são conservadas”. O livro “Uma História de Esperança” está dividido em três partes: bem nascer, bem viver e bem morrer, em que a historiadora identifica o comportamento religioso da sociedade de São José dos Pinhais através do tempo.

            “Foram muitas horas de pesquisa. Espero que os leitores gostem e façam uma reflexão pois, conhecer o passado nos faz refletir melhor sobre o presente”, finalizou a autora que também já escreveu obras como “Câmara Municipal de São José dos Pinhais 150 anos”, “Imigrantes – Os Europeus em São José dos Pinhais” e “De Freguesia a Diocese”, entre outras.

 width=
A historiadora autografou exemplares de "Uma História de Esperança".

 

 width=
Cerca de trezentas pessoas compareceram ao lançamento.

[iframe http://www.youtube.com/embed/cw6xmPWR1-w 440px 278px]

[iframe http://www.youtube.com/embed/AT_qWzFEJVQ 440px 278px]

 

[iframe http://www.youtube.com/embed/ZMbeQqb3IGs 440px 278px]

[iframe http://www.youtube.com/embed/3iTI_Bw1LcA 440px 278px]

[iframe http://www.youtube.com/embed/WUbbPrVPuBI 440px 278px]

[iframe http://www.youtube.com/embed/QllhVl2Xe_I 440px 278px]

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 27/05/2011

 

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução

Leia também