Malefícios do cigarro são apresentados na Câmara Municipal em alusão à Semana de Combate ao Tabagismo

Celebrado em 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco, promovido pela Organização Mundial de Saúde é uma data instituída para conscientização dos inúmeros malefícios causados pelo uso do cigarro. Em São José dos Pinhais  a Lei nº 3162/2018, de autoria do vereador Silvio Santo, instituiu a Semana Municipal de Combate ao Tabagismo, também realizada na semana do dia 31 de maio, anualmente.

Para expor o assunto a Câmara recebeu, na tribuna popular da sessão desta quinta-feira (30), a enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Afonso Pena, Adriana Anunciada de Lima. na ocasião, Adriana explicou várias questões relacionadas ao tema como quais são os componentes do cigarro, doenças causadas pelo tabagismo e benefícios de parar de fumar.

Segundo informações trazidas pela profissional, o tabagismo é a maior causa de morte evitável e de grande risco sócio-econômico, pois problemas de saúde causados pelo cigarro acarretam enormes despesas à saúde pública. Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, o número de fumantes no Brasil caiu 30,7% nos últimos nove anos.

Adriana finalizou sua fala convidando os fumantes que gostariam de parar de fumar a procurar grupos de tratamento nas Unidades Básicas de Saúde do município. O período de tratamento é de seis meses e pode incluir medicamentos se necessário.

Assessoria de imprensa 03.06.2019