Mais uma empresa beneficiada com a certificação de “Responsabilidade Ambiental”

A empresa O Boticário receberá a homenagem da Câmara Municipal, proposta pelo vereador Carlos Machado

A empresa o Boticário teve aprovação unânime dos vereadores são-joseenses para receber a certificação de “Responsabilidade Ambiental” deste ano, proposta pelo vereador Carlos Machado (PSDB). A honraria é concedida pela Câmara Municipal atendendo o que dispõe a Lei nº 964, de 21 de novembro de 2006, de autoria dos vereadores Assis Manoel Pereira e do próprio Carlos Machado.

Segundo o proponente, a homenagem visa reconhecer iniciativas de preservação ambiental, como ações em favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos, de pessoas físicas ou jurídicas, bem como de entidades não-governamentais são-joseenses.

Na justificativa da proposição o vereador relata que a empresa O Boticário foi fundada em 1977, por Miguel Gellert Krigsner, sendo no início uma pequena farmácia de manipulação no centro de Curitiba. O aviamento de receitas levou à produção de produtos próprios como cremes e shampoos com a marca O Boticário, que passaram a ser oferecidos aos clientes que freqüentavam a loja.

A expansão da marca iniciou-se em setembro de 1979, com a inauguração de uma Loja no Aeroporto Afonso Pena. Com grande volume de vendas da linha de produtos, a produção na pequena loja no centro da cidade tornou-se impossível, e em 1980, foi inaugurada a fábrica na cidade de São José dos Pinhais

Em 1990 foi criada a Fundação O Boticario de Proteção a natureza, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza que contribuem para o equilibrio ecológico do planeta e para manutençao de condições de vida.

A atuação da Fundação O Boticário é nacional. Suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras organizações e sensibilização da sociedade para a causa conservacionista. Por meio de suas Reservas Naturais, a Fundação O Boticário protege importantes remanescentes de dois dos biomas mais ameaçados do Brasil: Mata Atlântica e Cerrado. Além disso, incentiva outras empresas a investirem na proteção de áreas naturais, por meio de apoio a projetos e de pagamento por serviços ecossistêmicos.

Suas ações contribuem, também, para amenizar os impactos das mudanças climáticas, já que o desmatamento evitado é um dos principais caminhos para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Além disso, por acreditar em seu poder multiplicador, a Fundação compartilha conhecimento e investe na sensibilização da sociedade. Por todos esses motivos, o vereador Carlos Machado acredita que a homenagem é mais que merecida, principalmente por atender pelo que determina a Lei que a instituiu.

A certificação será outorgada em forma de diploma e troféu, que será entregue até dia 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente, em solenidade a ser realizada na Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

Jornalista Nara Moreira – 23/02/2010

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução