Luiz Paulo pede informações à Infraero sobre desapropriações na região do Quissisana

Construção da terceira pista do aeroporto afetará a área

O vereador Luiz Paulo tem se preocupado, há vários anos, com as notícias em relação à construção da terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena. Desde seu trabalho como presidente de associação de moradores, o vereador tem promovido abaixo-assinados e reuniões para impedir possíveis danos causados aos moradores da região do bairro Quissisana com a obra.

Com o objetivo de esclarecer melhor as informações a respeito das desapropriações, fechamento de vias de ligação entre o bairro e o centro e qualidade de vida da comunidade, Luiz Paulo promoveu, na tarde desta terça-feira (16), encontro entre o superintendente da Infraero, Antônio Pallu, representantes do Ministério Público, Poder Executivo estadual, municipal, Judiciário e moradores.

“A maior reclamação é a falta de diálogo entre poder público e comunidade. As pessoas não sabem as áreas que deverão ser desapropriadas, as ruas que serão interrompidas e não há discussão para saber qual a opinião dos moradores em relação as mudanças. As audiências públicas deveriam já ter começado, pois a população é apenas informada sobre as obras, sem direito a expor sua vontade”, explicou o vereador.

Segundo o superintendente da Infraero, Antonio Pallu, a obra tem sido planejada desde a década de 1980, porém sempre há atualizações e novas diretrizes para que não ocorram surpresas. “O projeto não está vinculado a Copa 2014, já existe um projeto, mas ele percorre várias etapas, houve ajuste em relação às desapropriações”, disse Pallu, que também destacou que vários estudos são realizados para que a nova pista não prejudique a vida de moradores do entorno do aeroporto. “Em conjunto com a prefeitura, iremos trabalhar em um plano de mobilidade urbana e infraestrutura, essa é uma condicionante do projeto”, afirmou.

A representante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Viviane Giamberardino explicou que as áreas destinadas a desapropriação já estão definidas e os donos de lotes na região podem entrar em contato com a secretaria para obter informações. “Não podemos tornar as informações públicas neste momento porque isso gerará especulação imobiliária. O proprietário e, somente ele, pode entrar em contato pelo telefone 3304-8557”, disse.

A previsão de conclusão da terceira pista do aeroporto é 2018. Estavam presentes na ocasião, além do vereador e Antonio Pallu, o promotor de justiça Divonsir Borges; representantes do Centro de Apoio de Habitação e Urbanismo do Ministério Público e do Comitê Popular da Copa; os secretários municipais Leandro Rocha e Marcelo Ferraz; a representante da Secretaria de Estado de Infraestrutura Viviane Giamberdino e líderes comunitários do Quissisana, Jardim Málvea, Suíça, Vila Nova Costeira e Antares.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 17/04/2013