‘Junho Verde 2024’: Lixo eletrônico pode ser entregue na Câmara Municipal

Dentro da programação do “Junho Verde”, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais recebe lixo eletrônico (materiais inservíveis) para que tenham o descarte adequado. Os equipamentos podem ser depositados na caçamba que se encontra na recepção até 28 de junho, das 8 ao meio-dia e das 13 às 17h (segunda à sexta). O material coletado será entregue à Apae local, que reverterá a venda desses equipamentos em ações para a instituição.

Conforme aponta o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os equipamentos eletrônicos contêm grandes quantidades de metais pesado que, caso sejam descartados de forma incorreta, contaminam o solo e causam uma série de prejuízos à vida animal e vegetal. O descarte incorreto ainda pode contaminar rios, lagos e bacias e atingir o ser humano. “Na edição passada do ‘Junho Verde’, muitas nos questionaram o motivo de não se poder jogar eletrônicos em lixo comum. Aos poucos, transmitimos o conhecimento e a informação necessários para ajudar o meio ambiente”, explica o presidente da Câmara Municipal, Allax Silveira (MDB).

Educação ambiental

A campanha ‘Junho Verde’, instituída pela Lei 14.393 de 4 de julho de 2022, no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental, é promovida pelo segundo ano consecutivo na Câmara Municipal. “É a segunda edição aqui na Casa e fico feliz que esse tema sobre educação ambiental esteja presente cada vez mais no nosso dia a dia”, destaca Allax, “a ideia é que nós, como instituição pública, possamos ofertar conhecimento e discutir o assunto, enquanto cada um faz sua parte”, acrescenta o presidente.

Ainda dentro da programação do ‘Junho Verde” haverá uma palestra com o gestor socioambiental da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Junio Ferreira Lima, com o tema “Água, Saneamento e Mudanças Climáticas”, onde será abordada a tragédia do Rio Grande do Sul. O encontro acontece dia 19 de junho, às 9h30, no Plenário da Casa. Também em parceria com a Sanepar, haverá uma exposição sobre a história do saneamento no corredor principal da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. A mostra, gratuita, ficará aberta ao público de 13 a 28 de junho. Por meio de objetos, como um pote de cerâmica indígena para carregar água, a maquete de um reservatório, peças hidráulicas e outros, a exposição detalha o início do saneamento no Paraná e no mundo.

Já no dia 26, um grupo de adolescentes do Centro de Amparo Nossa Senhora do Monte Claro visitará a Estação de Tratamento de Água (ETA) Miringuava. A ideia é que eles participem ativamente da campanha, ampliando o conhecimento nas ações da educação ambiental. Além dessas atividades, a Câmara está sendo iluminada de verde nas noites do mês de junho como mais um incentivo à causa ambiental.