Junho Verde 2024: Campanha de educação ambiental falará sobre mudanças climáticas

Câmara de São José dos Pinhais promove Junho Verde 2024. Foto: Divulgação/CMSJP

Pelo 2º ano consecutivo, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais promove a campanha Junho Verde, com o objetivo de falar sobre educação ambiental. Para esse ano, está programado um bate-papo o gestor socioambiental da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) Junio Ferreira Lima sobre “Água, Saneamento e Mudanças Climáticas”, onde será abordada a tragédia do Rio Grande do Sul. O encontro acontece dia 19 de junho, às 9h30, no Plenário da Casa.

Sucesso no ano passado, a coleta de lixo eletrônico já está arrecandando materiais inservíveis, como parte das ações do Junho Verde. Os equipamentos eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem afetar o meio ambiente, contaminado rios e mares e também trazendo risco à saúde pública. É preciso descartar corretamente esses materiais.

Por isso, uma grande caçamba está na recepção da Casa aguardando as doações, que serão levadas para a APAE – São José dos Pinhais, que reverterá a venda desses equipamentos em ações para a instituição. Traga tudo aquilo que não usa mais: celular, computador, teclado, mouse, fone de ouvido, controle remoto, televisor, câmera digital, relógio, cabo de transferência, eletrodoméstico, pilha e bateria, entre outros. A coleta acontece até o dia 28 de junho.

Visita

Integrando a ações, acontece uma visita de um grupo de adolescentes do Centro de Amparo Nossa Senhora do Monte Claro a Estação de Tratamento de Água (ETA) Miringuava. A ideia é que eles participem ativamente da campanha, ampliando o conhecimento nas ações da educação ambiental. A visita acontece no dia 26 de junho e tem a organização e apoio da equipe da Escola de Cidadania da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.

Exposição

Também em parceria com a Sanepar, haverá uma exposição sobre a história do saneamento no corredor principal da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. A mostra, gratuita, ficará aberta ao público de 13 a 28 de junho. Por meio de objetos, como um pote de cerâmica indígena para carregar água, a maquete de um reservatório, peças hidráulicas e outros, a exposição detalha o início do saneamento no Paraná e no mundo.

Todas as atividade fazem parte das ações da campanha Junho Verde, instituída pela Lei 14.393, de 4 de julho de 2022, no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental. O objetivo é justamente a conscientização da população sobre a importância da conservação dos ecossistemas naturais e dos seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais.

Iluminada

E por conta da grande programação do Junho Verde, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais está com as luzes verdes. Convidamos a todos a passar em frente a Casa de Leis, tirar uma foto e marcar @camarasjp nas redes sociais. Vamos juntos refletir sobre o futuro das nossas gerações.