João Teixeira da Cruz recebe Certificado de Responsabilidade Ambiental

O ambientalista e membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente, João Teixeira da Cruz, recebeu na noite desta segunda-feira (05), em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Certificado de Responsabilidade Ambiental de São José dos Pinhais. A indicação foi aprovada pela Resolução nº 92/2016, de autoria do vereador Professor Marcelo.

O Certificado de Responsabilidade Ambiental foi instituído no município pela Lei nº 964/06 e tem como objetivo reconhecer iniciativas de preservação ambiental e ações em favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos. São homenageadas, anualmente, pessoas físicas ou jurídicas, como também entidades não governamentais são-joseenses.

O autor da indicação de João Teixeira da Cruz, vereador Professor Marcelo, leu o currículo do homenageado, apresentando suas diversas ações ambientais e rurais desde 1975. “Estou feliz por poder homenagear uma pessoa que realiza muitos trabalhos de maneira voluntária. Este reconhecimento é mais do que justo, pois é oferecido para quem trabalha com amor”, disse.

João Teixeira da Cruz agradeceu, em seu discurso, vereadores e parceiros que atuam em defesa do meio ambiente e de interesses coletivos. “Precisamos ficar atentos aos retrocessos em relação ao meio ambiente. Na prática, ainda devemos muito, pois o planeta é nossa casa, temos que cuidar bem dele”, completou. Ele também lembrou o contexto em que foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente, durante a Conferência de Estocolmo, em 1972; falou sobre a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, em 1996 e citou a importância de leis aprovadas pela Câmara Municipal em prol do meio ambiente.

Na ocasião, estiveram presentes, o secretário de governo, Augustinho Michalizen; os vereadores Professor Assis, Élcio do Bolinho e Professor Abelino; além de amigos e familiares do homenageado.

João Teixeira da Cruz é graduado em Administração com habilitação em Gestão Ambiental e pós-graduado em Gestão e Planejamento Ambiental. Foi um dos fundadores do Conselho Municipal de Saúde e, atualmente, é um de seus membros. Também é membro da Ong Ambientalista Arco Íris e integrante de equipe técnica, nomeada pelo Ministério Publico, para elaboração de laudos periciais sobre loteamentos.

Assessoria de Imprensa 07.06.2017